sexta-feira, 28 de junho de 2013

Fases do Desenvolvimento de um Líder

Fases de Desenvolvimento de um líder.Como tudo na vida, também o desenvolvimento de um líder se dá em fases. Uma sucessão de eventos e influências marca a vida de um líder. O livro “The Making of a Leader” de Robert Clinton descreve a sequência de fases como segue:

Partimos da compreensão que enquanto o líder espiritual ensina e ajuda outros a progredirem em sua vida espiritual, a interação com as pessoas, o próprio processo de ensino e aprendizado conduzido pelo líder e a sua exposição às lutas e confrontos de seu ministério de liderança, contribuem e são utilizados por Deus para o desenvolvimento do líder e aexpansão de sua influência. Em outras palavras, enquanto o líder ensina, aprende!!
Entender a seqüência destas fases e submeter-se com atitude positiva e consciente à direção de Deus permite com que este processo seja o mais eficaz possível e seus efeitos os mais duradouros e profundos na vida do líder. Segue um breve comentário para cada fase de desenvolvimento de um líder:
Fase 1. Fundamentos Soberanos: Providencialmente Deus trabalha através de família, ambiente e eventos na vida do futuro líder. Começa com o nascimento. É difícil acreditar que Deus estava trabalhando em sua vida por meio de tantas coisas que não eram nada santas, mas Deus estava lá preparando o que você seria hoje, na medida em que você permitiu a Sua ação ou não (cf. Gn. 50: 15-20 e Rm. 8:28).
Nesta fase Deus está desenvolvendo o líder estabelecendo os fundamentos em sua vida. O líder em potencial tem pouco ou nenhum controle sobre o que acontece com ele. Nesta fase deve aprender a responder positivamente e tirar vantagem para o seu crescimento espiritual daquilo que Deus está lançando como fundamento.
Fase 2. Crescimento da vida interior: é uma época em que futuro líder se empenha em conhecer a Deus de uma maneira mais pessoal e íntima. Aqui o líder aprende a importância de orar e ouvir a Deus. Conforme ele vai crescendo em discernimento, entendimento e obediência, ele será testado. Estes testes bem no início de sua formação, são experiências cruciais que Deus usa para preparar o líder para as próximas fases em liderança. Nesta fase o líder em formação envolve-se em algum tipo de serviço ou ministério. Neste contexto de aprender fazendo, ele ganha novas lições de vida interior.
Nesta fase o potencial de liderança é identificado e Deus usa experiências probantes para desenvolver o caráter. Respostas consagradas permitem que o líder aprenda as lições fundamentais que Deus está ensinando. Se a pessoa não aprende as lições, geralmente elas lhe são apresentadas de novo nas mesmas áreas. Uma resposta apropriada resultará em um ministério em expansão e responsabilidades maiores.
Fase 3. Maturação Ministerial: o líder emergente expande-se em direção a outras pessoas. Ele começa a fazer experiências com os seus dons espirituais, mesmo que não conheça a base teórica dos dons. Ele busca treinamento para se tornar mais efetivo no serviço. O Ministério é o foco do líder emergente nesta etapa.
Deus está desenvolvendo o líder de duas maneiras durante este tempo: através do ministério e através da igreja. Ele vai desenvolver as suas habilidades relacionais. Estes relacionamentos vão ensiná-los as lições boas e as ruins que caracterizam a natureza humana.
=> Atividade e produtividade ministerial não são os pontos fortes das fases 1, 2 e 3. Deus está trabalhando principalmente dentro do líder, não ainda através dele ou dela. Nestas fases podem surgir frustrações típicas, pois os líderes em formação não reconhecem esta fase. Eles estão constantemente avaliando produtividade e sucesso, enquanto Deus está silenciosamente avaliando o seu potencial de liderança. Ele quer nos ensinar que nós lideramos a partir daquilo que somos.
Fase 4. Maturação de vida: o líder identificou seus dons e os usa em um ministério que satisfaz. Ele ganha senso de prioridades  e de como utilizar os seus dons de maneira mais eficaz e entende que aprender o que não fazer á tão importante como aprender o que fazer. Uma maturidade frutífera é o resultado. Isolamento, crises e conflitos recebem um novo significado. O princípio de que o “ministério flui do ser” enquanto o caráter do líder se estabelece e amadurece.
Nesta fase a compreensão experiencial de Deus está sendo desenvolvida. Comunhão com Deus torna-se fundamental e mais importante que sucesso no ministério. Com esta abordagem o ministério recebe incrementada relevância e frutificação. O relacionamento com Deus se aprofunda, o que é a base para um ministério efetivo e duradouro.
Fase 5. Convergência: Deus movimenta o líder para uma função que combina com os seu Mix de dons e sua experiência para que o seu ministério seja maximizado. O líder usa o seu melhor e se livra daquele ministério para o qual não está qualificado com dons. Maturidade de vida e maturidade no ministério encontram juntos o seu ápice nesta fase.
Muitos líderes não experimentam a fase de convergência e há várias razões para isto. Algumas vezes são impedidos pela falta de seu próprio desenvolvimento pessoal. Em outros momentos a organização à qual servem o mantém em uma situação limitante de ministério. Alguns motivos são providenciais e podem ser difíceis de serem entendidas pelo fato de não termos a visão plena daquilo que Deus quer de nossa vida (cf. a vida de João Batista).
O momento da fase 5 é de conduzir o líder para uma posição e um lugar onde desfrutará do máximo de eficiência e eficácia. A resposta do líder para a guia de Deus é de confiança, descanso e observação de como Deus o move a um ministério que incorpora todos os desenvolvimentos das fases anteriores. Convergência é na verdade a resposta consistente de Deus para todo o trabalho realizado na vida do líder.
Fase 6. Plenitude: Esta fase é para muito poucos. Os frutos de uma vida de ministério e crescimento culminam em uma era de reconhecimento e influência indireta sobre uma amplitude jamais imaginada. Líderes na fase da plenitude construíram uma vida de contatos e continuam a exercer influência sobre estes relacionamentos. Muitos os buscam por causa do rastro coerente que deixaram atrás de si de uma vida devota seguindo ao Senhor. O reservatório de sabedoria ajuntado através de uma longa vida, vai servir de bênção para muitos ainda.
=> O desenvolvimento destas fases são consistentemente caracterizadas por pelo menos 3 caminhos: 1) diferentes tipos de processos ocorrem em cada fase. 2) cada fase é terminada por um conjunto de eventos específicos. 3) em cada fase há uma esfera diferente de influência.

Sem comentários:

Enviar um comentário