sexta-feira, 23 de setembro de 2011

TEMPO DE COLHEITA

A Bíblia apresenta uma parábola dita por Jesus em Lucas 19:12-26. Leia este passagem na sua Bíblia. Você verá que os servos que usaram e aumentaram o dinheiro que eles receberam ganharam mais dinheiro. Aquele que não fez nada com o dinheiro que recebeu acabou perdendo-o. Esta historia ilustra que se você usa o que você recebeu, mais se dará a você. Você deve usá-lo o irá perdê-lo:
“Ele respondeu: Eu lhes digo que a quem tem, mais será dado, mas a quem não tem, até o que tiver lhe será tirado” (Lucas 19:26).
O propósito deste post é de animar para o “Tempo de Colheita” não é só proporcionar uma experiência espiritual de “topo da montanha” e então enviá-lo novamente ao vale para perdê-la. A experiência do topo da montanha é para prepará-lo para viver no vale, assim como a experiência de Moisés no Monte Sinai.
Para manter o que você tem aprendido no treinamento de Tempo de Colheita, você deve levá-lo ao vale da vida cotidiana e do ministério e usá-lo. Você deve continuar seu estudo da Palavra de Deus e em oração. Você deve aplicar as estratégias da colheita espiritual que você tem aprendido e estender a mão para ensinar os fundamentos de fé aos outros, como viver no Reino de Deus, como conhecer a voz de Deus e princípios de guerra espiritual.
Visto que os obreiros para a colheita espiritual são poucos, você deve continuar ensinando e pregando o Evangelho com demonstração de poder. Você deve guiar outros para descobrir seus dons espirituais e compartilhar os princípios de poder com eles, desafiando-os a se tornarem obreiros reprodutivos. Você nunca deve deixar de multiplicar, organizar e mobilizar os recursos espirituais para os campos de colheita espirituais maduros das nações do mundo.
A Bíblia ensina, “a quem muito se dá, muito se requer”. Nós temos entregado muito em suas mãos através da instrução de Tempo de Colheita. Você recordará que este programa inteiro é baseado no principio de que “cada um ensina a outro para alcançar mais um”. Você tem sido alcançado por este treinamento. Agora é sua responsabilidade ensinar aos outros que possam também ensinar a outros:
“E as palavras que me ouviu dizer na presença de muitas testemunhas, confie-as a homens fiéis que sejam também capazes de ensinar outros” (2 Timóteo 2:2).
Quando você começou seu treinamento em Tempo de Colheita, você deu um passo muito importante. Você não se matriculou em um programa de uma denominação ou organização. Você se matriculou na “escola do Espírito”. É o treinamento de seu espírito pelo Espírito Santo - e essa instrução nunca acaba!
Assim, mesmo concluindo seu treinamento de Tempo de Colheita, ele não é um fim, mas um começo. Não é uma graduação, mas um início. Você tem afiado sua “foice espiritual” e se preparou para entrar no campo de colheita.
Como você aprendeu em seus estudos, os segadores vão para onde a colheita está madura e pronta. Aonde o chamado à colheita o levará, só Deus sabe. Mas você pode ter certeza de que você não trabalha sozinho. Você tem se unido a um grande exército de obreiros, datando desde os primeiros discípulos de Jesus, que tem escutado o chamado e tem respondido:
Eu ouvi um chamado, “Siga-me...”
... Isto foi tudo.
As alegrias da terra se apagaram;
Minha alma o perseguiu.
Eu levantei e segui...
... Isto foi tudo.
Qual é preço de responder a este chamado, só Deus sabe, mas recorde que você sempre deve participar dos...
“... sofrimentos como bom soldado de Cristo” (2 Timóteo 2:3).
Nunca estabeleça nada menos que o objetivo final. Siga semeando e segando, em tempo de semente e no tempo de colheita, até que cada grupo de pessoa, cada tribo, e cada nação sejam alcançados com a mensagem do Evangelho.
Nunca perca a visão da colheita espiritual:
Ali veio uma visão de campos de colheita branqueada que se estendiam até os fins da terra. Enquanto eu olhava, cada grão de trigo se tornava um rosto humano; cada folha levantada, uma mão levantada.
O Senhor me deu... a foice aflada de Sua estimada Palavra. Ele me pediu para recolher o grão, mas nunca usar mim foice para cortar ou ferir a outro segador, nunca responder, criticar... mas para fazer as coisas ao alcance e trabalhar enquanto é dia.


CAPÍTULO UM:
1. Lucas 13:20-21.
2. Evangelismo Como Fermento é o Evangelho do Reino de Deus que se estende pelo mundo inteiro devido ao poder interior do Reino, que é como o fermento na massa de pão.
3. A definição de “perdido” se refere ao entendimento de que todas as pessoas que não se arrependeram de seus pecados e experimentaram o novo nascimento descrito por Jesus em João capítulo 3, são consideradas perdidas porque elas tem perdido a pura natureza com a qual Deus criou o homem originalmente. Nós também podemos dizer que eles são “não-salvos” ou “incrédulos” porque eles não têm sido salvos de seus pecados por crer no Senhor Jesus Cristo como o Salvador.
4. O “destino do perdido” se refere ao entendimento de que os não-salvos enfrentam a morte espiritual de separação eterna de Deus. Seu destino é o Inferno.
 Presença - Plantação
 Proclamação - Perfeição
 Persuasão - Participação

CAPÍTULO DOIS:
1. Ezequiel 33:8.
 Ordem
 Condição
 Interesse
 Competição
 Consumação
2. As três coisas necessárias para cumprir o mandato de evangelização são:
 A evangelização deve ter a prioridade.
 Deve ser capacitado pelo Espírito Santo.
 Deve seguir os modelos do Novo Testamento.

CAPÍTULO TRÊS:
1. 1 Coríntios 15:3-4.
2. A palavra “Evangelho” realmente significa “boas notícias”. Quando nós falamos do Evangelho em um sentido bíblico, se refere às boas notícias do Reino de Deus e de salvação através de Jesus Cristo.
3. Os elementos básicos do Evangelho são que Cristo morreu por nossos pecados segundo as Escrituras, foi enterrado, e ressuscitou segundo as Escrituras. Em seu sentido estreito, o Evangelho pode ser resumido na mensagem de João 3:16. Em seu significado mais amplio, ele inclui tudo que Jesus ensinou a Seus discípulos.
(1) O pecado é universal: Romanos 3:23
(2) A oferta de salvação é universal: 1 Timóteo 2:4
(3) A ordem para arrepender-se é universal: Atos 17:30
(4) O convite para crer é universal: Romanos 10:9-11
4. O Evangelho é poderoso porque:
 É a revelação do poder de Deus para o homem.
 Traz a salvação a todos os homens, sem levar em conta cor ou credo.
 Revela o que os homens podem conhecer sobre Deus.
 Revela o juízo e a ira de Deus contra o pecado.
 Revela a justiça de Deus.
 Mostra como ser justificado (perdoado, restaurado a um relacionamento correto com Deus) pela fé.
 É a base da fé pela qual nós vivemos.

CAPÍTULO QUATRO:
1. Romanos 1:16.
2. Compare seu resumo com a discussão no Capítulo Quatro.
3. Compare seu resumo com a discussão no Capítulo Quatro.
4. Compare seu resumo com a discussão no Capítulo Quatro.
5. Compare seu resumo com a discussão no Capítulo Quatro.
6. Compare seu resumo com a discussão no Capítulo Quatro.
7. Compare seu resumo com a discussão no Capítulo Quatro.
8. Dar testemunho significa dizer o que você tem visto, ouvido ou experimentado. Em um tribunal de justiça, uma testemunha é aquela pessoa que testifica sobre alguém ou algo. Como testemunhas, nós devemos testificar sobre Jesus e Seu plano para a salvação de toda a humanidade.
9. O termo “leigo” ou “laico” significa “pertencente ao povo escolhido de Deus”. O significado básico da palavra é “todo o povo de Deus”. O termo “leigo” chegou a ser usado para aqueles que não estavam servindo nas funções de tempo integral especiais na igreja.
10. O termo “clero” tem sido desenvolvido para identificar o ministro profissional na igreja. O “clero” se refere àqueles que consideram o ministério a sua profissão e que são empregados de tempo integral na igreja.
11. O chamado dos leigos se refere à responsabilidade de cada crente de ser um sacerdote ou ministro do Evangelho aos incrédulos.

CAPÍTULO CINCO:
1. Filemon.
2. A comunicação evangelística deve:
 Incluir os elementos humanos e divinos.
 Ser para todas os tipos de pessoas.
 Ser equilibrada entre os grupos e indivíduos.
 Ser compreendida dentro do contexto cultural.
 Ir além da expressão com palavras.
 Estar em Harmonia com seu estilo de vida.
3. Atos 26:18.

CAPÍTULO SEIS:
1. 2 Timóteo 2:2.
2. O plano de Deus se resume em Atos 1:8. O Espírito Santo é o poder divino por trás do processo da multiplicação, Jesus Cristo é o conteúdo da mensagem e o mundo inteiro é o destinatário da mensagem. Os crentes são os agentes de multiplicação. O método de Deus é para cada crente “testificar” da mensagem do Evangelho, ensinando pessoas que poderão ensinar às outras (2 Timóteo 2:2).
3. André e Ananias.
4. As prioridades para a evangelização são:
 As redes sociais existentes
 As casas
 Os povos não-alcançados
 As áreas receptivas
 As cidades
5. Quatro tipos de pecadores descritos na Bíblia são:
 Os pecadores racionais
 Os pecadores reformados
 Os pecadores religiosos
 Os pecadores rejeitados

Sem comentários:

Enviar um comentário