quarta-feira, 13 de agosto de 2014

A ORDEM DE JESUS PARA IR

OBJETIVOS:

Ao concluir este capítulo você será capaz de:
*          Escrever o Versículo Chave de memória.
*          Identificar cinco princípios em que o mandato para a evangelização é baseado.
*          Identificar três coisas necessárias para cumprir o mandato de evangelização.

VERSÍCULO chave:
“Se eu disser ao perverso: Ó perverso, certamente, morrerás; e tu não falares, para avisar o perverso do seu caminho, morrerá esse perverso na sua iniquidade, mas o seu sangue eu o demandarei de ti” (Ezequiel 33:8).

INTRODUÇÃO
As pessoas se envolvem na evangelização por razões diferentes. Os novos convertidos normalmente são evangelistas devido a sua excitação sobre sua recente conversão. Algumas pessoas se esforçam na
evangelização por culpa. Outros estão envolvidos porque uma escola ou programa de treinamento que eles estão participando o requer.

A razão bíblica para o envolvimento na evangelização é porque é um mandato do Senhor Jesus Cristo. Um “mandato” é uma comissão ou ordem dada por uma pessoa a outras. O mandato da evangelização é o assunto desta lição.

O MANDATO DA EVANGELIZAÇÃO
O mandato da evangelização dado pelo Senhor Jesus Cristo a Seus seguidores é baseado em cinco princípios ensinados na Palavra de Deus. Estes são os princípios de ordem, condição, interesse, competição, e consumação.

ORDEM:
O mandato de evangelização é primeiro baseado no principio de ordem. Jesus ordena a evangelização em várias passagens que se tornaram conhecidas como a “Grande Comissão”. As seguintes referências maias abaixo estão envolvidas no mandato de evangelização. Todas as passagens explicam a tarefa, mas cada uma delas defere das outras. Elas não se contradizem, mas se complementam revelando aspectos diferentes do mandato.

Mateus e João registram a autoridade para a tarefa de evangelização. Mateus, Marcos, e Lucas explicam a magnitude da missão. Marcos, Lucas, João, e Atos revelam o Espírito Santo como o poder para lograr a tarefa. Marcos menciona a mensagem e Lucas adiciona os detalhes. Estas referências revelam que o mandato de evangelização inclui o fazer discípulos, pregar o Evangelho a cada criatura, pregar arrependimento e a remissão de pecados a todo o mundo, perdoando e retendo os pecados, e dando testemunho sobre Jesus:

*          Mateus 28:19-20
*          Marcos 16:15-18
*          Lucas 24:46-48
*          João 20:21-23
*          (Atos 1:8).

A gravidade destas ordens é confirmada pelos seguintes versículos: Ezequiel 33:8; Lucas 9:26.

CONDIÇÃO:

O mandato para a evangelização também se dá devido à condição dos campos de colheita do mundo.

Nós vemos as centenas de milhares de pessoas perdidas no pecado, sem esperança, se dirigido para uma eternidade sem Deus. As condiciones urgentes da colheita devem motivar-nos à ação. Jesus disse que a colheita estava madura, mas os obreiros são poucos (Lucas 10.2; João 4.35).

INTERESSE:
O mandato de evangelização também jaz no principio do interesse. A evangelização deve ser feita com um coração de compaixão pelas almas perdidas. Paulo estava cheio com esta compaixão divina pelo perdido. Ele estava pronto a ser amaldiçoado pelo próprio Deus se apenas seus irmãos judeus pudessem salvar-se. Ele inclusive foi a eles quando o ameaçaram matar e quando ele sofreu em suas mãos.

A compaixão de Jesus o fez enfrentar a cruz do Calvário. Jesus chorou sobre a cegueira dos líderes religiosos em Jerusalém. Se houvessem mais lágrimas de compaixão em nossos olhos, talvez haveria menos choro no Inferno entre os perdidos. O argumento não salvará as almas. Alguém pode ter a verdade, mas se não se fala em amor e compaixão, ela matará em lugar de vivificar.

A compaixão leva ao esforço incansável na evangelização, porque o amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta (1 Coríntios 13:4,7,8). O Espírito de Deus libera tal compaixão amorosa. É um fruto do Espírito Santo que cresce a partir de Sua presença dentro de você.

COMPETIÇÃO:
O mandato da evangelização também repousa no principio de competição. Se nós não ganhamos a nossos vizinhos globais que têm fome por mudança, outras forças políticas e religiosas competidoras os ganharão.

Fome espiritual leva os homens e mulheres a buscar a verdade (Amós 8:11-12).
Ainda que fome espiritual leve a uma busca pela verdade, pode produzir aceitação dos sistemas políticos maus, cultos, e poderes religiosos opressores se o vazio não é preenchido. Jesus ensina o principio de competição na parábola onde inimigo semeia o joio no campo de colheita. Se nós não semeamos e cultivamos a semente boa da Palavra de Deus, o inimigo semeará o joio do mal. É a competição de tais espinhos e joios espirituais malignos que estrangulam a Palavra de Deus e impedem a extensão do Evangelho.

CONSUMAÇÃO:
O mandato da evangelização também descansa no principio da consumação (o fim) de todas as coisas.

Jesus disse que a evangelização global era uma condição prévia de Seu retorno a terra e o fim dos tempos como nós o conhecemos agora (Mateus 24.14).

COMO CUMPRIR O MANDATO
A Igreja é o agente do Reino de Deus no mundo e é ordenada a levar a mensagem do Evangelho a todas os povos da terra. Quando nós olhamos as prioridades, programas, e atividades de uma igreja média hoje em dia, sem dúvida, nós podemos perguntar-nos se nós nos temos esquecido ou temos confundido a nossa missão como crentes.

Nós estamos ocupados, mas ocupado fazendo o quê? Quantos de nossos programas, reuniões, e atividades estão realmente produzindo novos convertidos? Nós temos muitos evangelistas ostentosos com sermões elegantes e histórias cómicas.

Nos tempos da Bíblia, um sermão público produzia três mil conversões. Hoje parece frequentemente que há três mil sermões que produzem bem poucas conversões.

Há muita música religiosa bonita, muitas que só demonstram os talentos do coral, dos solistas e dos músicos. Mas quantas almas são ganhas? Quantas vidas são transformadas? Quando nós agregamos a estes os milhares de Cristãos carnais sem preocupação pela colheita espiritual, nós podemos questionar, “Como a tarefa de evangelização será alcançada nesta vida?”

Três coisas são necessárias se nós devemos cumprir o mandato da evangelização:

·         DEVE TER A PRIMEIRA PRIORIDADE:
A evangelização deve ter a primeira prioridade. Nós devemos pôr a tarefa de fazer o Evangelho conhecido a cada pessoa no mundo em primeiro lugar. Nossa pregação, oração, estudo, planeamento, programas, ensinamentos - tudo deve centralizar-se ao derredor deste objetivo.

A Igreja deve tornar-se uma estação de envio em lugar de um lugar para repouso e recreação. Todas as atividades da Igreja devem contribuir diretamente para a mobilização dos ganhadores de almas. Os líderes da igreja devem tornar-se mobilizadores do Corpo de Cristo, inspirando e treinando aos crentes para fazer o trabalho de evangelização.

·         DEVE SER CAPACITADA PELO ESPÍRITO SANTO:
A evangelização no Novo Testamento não é uma atividade branda ou neutra. É um encontro de poder entre o Espírito Santo e as forças do mal. O Espírito Santo, com todo Seu fruto, dons, e poder, deve tornar-se uma realidade em nossas vidas. A Palavra deve ser pregada e deve ser ensinada com demonstração de poder. O Evangelho deve ser proclamado, não desculpado, aguado, alterado, ou mascarado.

Devemos mobilizar os recursos de cada dom espiritual de cada membro do Corpo para completar a tarefa de evangelização. Nós devemos substituir nossas naturezas carnais por uma conduta como a de Cristo, o que nos permitirá dar testemunho da verdade do Evangelho.

·         DEVE SEGUIR O MODELO DO NOVO TESTAMENTO:

Se nós devemos cumprir este mandato, nós devemos começar a recriar o modelo de evangelização do Novo Testamento: Todos, por toda parte e todos os dias testificando e ganhando almas. Como nos tempos do Novo Testamento, a evangelização deve tornar-se uma parte natural do viver de todos os dias. Devemos mobilizar cada denominação, cada igreja local, cada líder cristão, cada casa, e cada individuo para cumprir a tarefa. 

Sem comentários:

Enviar um comentário