domingo, 8 de dezembro de 2013

5º Dia: Como Guardar a Palavra no Coração



Muitas coisas serão guardadas em seu coração hoje, mas a primeira deve ser a programação diária de Deus, escrita no Livro Sagrado – nosso Manual Divino.
“Do mandamento de seus lábios nunca me apartei, escondi no meu íntimo as palavras da Sua boca” Jó 23:12.
“Guardo no coração as Tuas palavras, para não pecar contra Ti.” Sal. 119:11
“Amados, esta é agora a segunda epístola que vos escrevo; em ambas procuro despertar com lembranças a vossa mente esclarescida, para que vos recordeis das palavras que anteriormente foram ditas pelos santos profetas, bem como do mandamento do Senhor e Salvador, ensinado pelos vossos apóstolos.” II Ped. 3:1 e 2.
“Habite ricamente em vós a palavra de Deus e a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda sabedoria, louvando a Deus com salmos, e hinos e cânticos espirituais, com gratidão em vosso coração.” Col. 3:16.
“…Escreverá para si um traslado desta lei num livro. …” Deut. 17:18
“Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis Minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em Samaria e até os confins da terra.” Atos 1:8.
“…Narrai todas as Suas maravilhas.” Sal. 105:2.
Conforme aprendeu no seminário, esta jornada tem como objetivo auxiliá-lo na educação ou reeducação de seus hábitos espirituais. Então, a tarefa de hoje é: Praticar quatro maneiras que o ajudarão a guardar a Palavra de Deus no coração: Memorizar, louvar, escrever e testemunhar.
Memorizar a Palavra
“Mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em Meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito.” João 14:26.
Esta declaração de Cristo deve levar-nos a pensar que hoje temos a obrigação e o dever de nos encher da Palavra de Deus. O mandamento sagrado é: “Buscai o Senhor enquanto se pode achar; invocai-O enquanto está perto.” Isa. 55:6. Cristo ordenou: “Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas que testificam de Mim.” João 5:39. E Ele ainda disse na oração sacerdotal: “E a vida eterna é esta: que Te conheçam a Ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.” João 17:3.
Reflita:
Caso a palavra escrita fosse tirada de suas mãos, conseguiria sobreviver espiritualmente com o que tem armazenado em sua mente?
O Espírito Santo vai relembrar aquilo que já ouvimos, lemos ou memorizamos. Por isso, o desafio diário de cada crente é: Ir à presença de Deus, nas primeiras horas do dia, e encher a mente com a Palavra e nela meditar durante o dia para nossa própria inspiração, e para testemunhar-mos a nossa fé aos outros.
Salomão escreveu:
“Filho meu, não te esqueças dos meus ensinos, e o teu coração guarde os Meus mandamentos.” Prov. 3:1.
O próprio Deus falou:
“Lembra-te do dia de sábado, para o santificar.” Êxo. 20:8.
Uma boa maneira de memorizar a Bíblia é reagir em oração ao que Deus acabouu de falar em Sua Palavra. Vamos exemplificar:
“Fizeste-me conhecer os caminhos da vida, encher-me-ás de alegria na Tua presença.” Atos 2:28. Coloque-se no lugar de Pedro e repita em oração esse versículo, depois coloque o seu sentimento e fale para Deus o quanto você está grato por ter recebido esta benção. Fazendo assim, sua memória se habilitará a gravar os versos de forma bem natural. Quando Deus fala a você pela Bíblia e você fala com Ele pela oração durante o seu momento de comunhão, vai ficar mais fácil memorizar o texto bíblico.
O estudo meditativo da Palavra de Deus levará você a memorizar muitos textos, mesmo que não tenha essa intenção. Como veremos na jornada de amanhã, quando pensamos sobre um versículo, palavra por palavra, deixando que o Espírito Santo aplique sua mensagem à nossa vida, o texto fica impresso não apenas em nosso coração, mas também em nossa mente.
Cantar a Palavra
Outra maneira pela qual podemos memorizar a Palavra, é cantar seus textos. Muitos dos salmos, na verdade, são hinos. Uma das coisas boas da atualidade é que, em muitas igrejas, nos cultos, se cantam textos da Palavra de Deus.
Quem não se lembra de I João 4:8, salmo 23 e outros textos que, cantados, ficam tão vivos em nossa memória? As mais apropriadas letras para o louvor são as que Deus mesmo proferiu. Ao cantar esses hinos, estamos memorizando a Bíblia.
Peça para o Espírito Santo lhe ensinar a criar melodias para os seus versos e salmos prediletos. Cante esses trechos da Bíblia em seus momentos de comunhão pessoal, e com certeza esse será um bom exercício espiritual para fortalecer a sua alma contra os ataques do inimigo.
Medite, neste momento, nos conselhos de Davi e do apóstolo Paulo: “Salmodiai ao Senhor, vós que sois Seus santos, e dai graças ao Seu santo nome.” Sal. 30:4.
“Entoai-lhe novo cântico, tangei com arte e com júbilo.” Sal. 33:3.
“Mas enchei-vos do Espírito, falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor.” Efés. 5:19.
Que tal preparar uma melodia para o seu salmo ou texto bíblico favorito, para louvar a Deus no dia do reencontro?
Escrever a Palavra de Deus
Copiar o texto da Bíblia é outra maneira bem prática de memorizar o texto sagrado. Para seu momento de meditação, use um caderno ou computador, e procure anotar ou digitar os textos que mais tocaram seu coração. Quando escrevemos, percebemos melhor os detalhes do texto, e assim as coisas que não percebemos com uma simples leitura, poderão ser descobertas e aplicadas à vida.
Para aqueles que são pregadores, muitos sermões surgirão com essa prática. Os melhores sermões são aqueles que primeiro atingem o coração do pregador e assim serão pregados com mais poder e convicção. Quando Deus, porintermédio de Moisés, deu instruções para os futuros reis do povo de Israel, incluiu o seguinte:
“Tambpe, quando se assentar no trono do seu reino, escreverá para si um traslado desta lei num livro, do que está diante dos sacerdotes levitas. E o terá consigo, e nele lerá todos os dias da sua vida, para que aprenda a temer ao Senhor seu Deus, a fim de guardar todas as Palavras desta lei, e estes estatutos, para os cumprir.” Deut. 17:18 e 19.
Diariamente lendo, escrevendo e cantando, estaremos guardando a palavra viva de Deus em nosso coração, e assim seremos fiéis em tudo ao nosso Deus.
Falar da Palavra de Deus
Outra maneira de guardar-mos a Palavra de Deus no coração é falar e testemunhar dela a outros. “Que formosos são sobre os montes os pés do que anuncia boas-novas, que faz ouivir a paz, que anuncia coisas boas, que faz ouvir a salvação, que diz a Sião: O teu Deus reina!” Isa. 52:7. A benção é total para quem fala e para quem ouve. Como é bom e que benção é falar a respeito de Deus e de sua mensagem! Malaquias nos lembra que essa conversa é registrada num memorial no Céu.
“Então os que temiam ao Senhor falavam uns aos outros; o Senhor atentatva e ouvia; havia um memorial escrito diante dEle para os que temem ao Senhor, e para os que se lembram do Seu nome.” Mal.3:16.
Como nosso coração se sente edificado e aquecido quando falamos uns aos outros a respeito da Palavra ! Foi o que aconteceu com os dois discípulos que iam pelo caminho de Emaús conversando com Jesus, e depois comentaram: “Porventura não nos ardia o coração, quando Ele pelo caminho nos falava, quando nos expunha as escrituras?” lUC. 24:32.
A prática de falar sobre a palavra também está incluída naquela abrangente passagem de Deuteronômio 6:4-9: “Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de toda a tua força. Estas palavras que hoje te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te e ao levantar-te. Também as atarás como sinal na tua mão e te serão por frontal entre os teus olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas.”
E quanto mais meditamos na Palavra, mais conteúdo teremos para nossa conversa e testemunho.

Sem comentários:

Enviar um comentário