domingo, 8 de dezembro de 2013

3º Dia: Receita Espiritual II


“Bem”, poderá alguém perguntar, “como posso me relacionar com Deus se não posso vê-lo?” Tornamo-nos familiarizados com alguém, inclusive com Jesus, por três métodos simples. Eles são a base desta receita espiritual que estou sugerindo:
  • Eu me familiarizo…
  1. Conversando com alguém.
  2. Ouvindo o que essa pessoa tem a me dizer.
  3. Andando, trabalhando ou fazendo coisas juntos.
Deus nos deu esses mesmos caminhos pelos quais entramos em um relacionamento pessoal com Ele.
Só vou me familiarizar com Ele aprendendo quem Ele é, conversando com Ele (oração) e ouvindo o que Ele tem a dizer (estudando a Sua Palavra); então, faremos coisas juntos ( o testemunho cristão).
Embora a essência da vida cristã seja a familiaridade ou relacionamento diário com Jesus, frequentemente não cremos que isso seja tão fácil. O diabo tenta levar-nos a operar nossa justiça e nossa fé e, costumeiramente, depois de termos gastado nosso tempo combatendo o inimigo, não temos qualquer tempo de sobra para familiarizar-nos com Jesus.
Somos informados de que toda a armadura de Deus é necessária a fim de sermos vitoriosos (Efés. 6:11-17), mas não percebemos que usar a armadura é realmente o revestir-nos de Cristo Jesus (Rom.13:14).
Portanto continuamos nossa experiência e nossa vida cristã sabendo o que significa pôr-nos de joelhos dia a dia diante da Palavra deDeus aberta. Não há nenhuma outra maneira de conhecer a Deus, exceto através da vida devocional particular e pessoal.
Ora, não peço desculpa alguma para escrever especificamente sobre isso. Aausência de uma vida devocional significativa na vida de muitos professos cristãos é muito assinalada. Tenho conhecido ministros que desanimaram porque os membros das suas igrejas tinham-se deparado face a face com verdadeiros problemas e, tendo recorrido ao pregador em busca de ajuda, eles admitiram que não tinham gastado tempo algum no estudo dos evangelhos, nem passado tempo a sós com Cristo.
Minha pergunta hoje, seja você quem for, é esta: “Você sabe o que significa ter um tempo devocional pessoal e significativo com Deus diariamente?”
Ora, é possível que um legalista pense que está passando um tempo e familiarizando-se com Jesus, quando na realidade está procurando informação para debater, discutir ou argumentar. É possível que eu passe uma hora na contemplação de passagens que patenteiam as falhas e deficiências das crenças e práticas dos outros, mas isso não significa uma vida devocional significativa, pois o meu enfoque não está em Deus.
O que é essa vida devocional? É um tempo especial em que eu procuro familiarizar-me com Deus. Jamais encontrei um melhor método de aproximação do que passar cada dia uma hora na contemplação da vida e dos ensinamentos de Cristo conforme estão registrados nos evangelhos.
“Oh”, objeta alguém, “mas o que dizer do restante da Bíblia? O que dizer das doutrinas da igreja?” Pense, amigo, há apenas dois tipos de informação na Bíblia: Uma é para instrução; a outra é para inspiração.
Deus nos guiará às partes instrutivas da Bíblia, se O buscarmos, mas elas não substituem as passagens que nos ajudam a conhecer Jesus como um Amigo pessoal.
Tempo a sós com Deus cada dia
Esse tempo a sós com Ele é algo mais do que um texto diário para ler ao sair de casa, já com a mão na maçaneta da porta. É a leitura da Sua Palavra, tendo em vista a comunicação. Leio a respeito do Seu encontro com pessoas que não eram diferentes de você e de mim hoje. Então oro a respeito do que li, colocando-me na descrição. Eu sou o leproso que foi curado; eu sou o cego cuja visão foi restaurada. E à medida que eu personalizo o que li, aprendo a conhecê-lo.
O culto em família e na igreja são maravilhosos. Eles podem ser significativos, mas serão uma benção somente se cada um de nós tiver uma conexão pessoal com Deus. E Deus prefere que busquemos Seu poder logo de manhã para passar todo op dia com ele, em vez de pedirmos perdão no final de cada dia por tê-Lo negligenciado. Ora, alguns fazem objeção a essa receita porque acham ser inconveniente. Dizem alguns: – Oh, eu simplesmente me comunico com Deus ao longo de todo o dia. Posso orar no trabalho. Mantenho-me em contato com Deus o dia inteiro.
- Sim, mas você põe de lado ou separa um certo tempo do seu dia para comunicação especial e pessoal com Ele?
- Não, eu não preciso disso.
Ora, eu acho que é maravilhoso manter-nos em contato com Deus durante todo o dia. De fato, esse é o propósito do tempo separado só para Deus. Não O encurralamos em um pequeno beco durante uma hora, mas fazemos um contato que nos manterá em sintonia com Ele ao longo de todo o dia. Tenho descoberto, porém, quue quando alguém diz: “Eu apenas me mantenho em contato com Ele todo o dia, mas não tenho um tempo especial a sós com Deus”, está realmente dizendo algo a respeito da superficialidade da sua experiência, pois Jesus disse que você não pode ter uma vida espiritual saudável, a menos que tome tempo especial para obter o alimento espiritual.
Seria ridículo se eu dissesse ao médico: “Eu não preciso comer. Não preciso de três refeições ao dia porque descobri que posso ser nutrido naturalmente ao longo do dia”.
Isto não faz sentido no reino físico porque a nutrição e reposição que continuam no corpo humano ocorrem como resultado de se ter horas especiais para as refeições. É igualmente insensato dizer na vida cristã:
“Bem eu não tenho que gastar tempo com Ele. Apenas me mantenho naturalmente em contato com Ele no decorrer do dia.” De fato eu gostaria de defender o ponto de vista de que no que concerne à vida cristã mais profunda, você realmente não se mantém tão próximo de Deus ao longo do dia se não tiver um tempo específico para passar a sós com Ele.
“Bem”, dirá alguém: “Eu não tenho tempo suficiente para isso.”
Lembre-se, meu amigo, se você não tem tempo para orar e buscar a Deus, então você não tem tempo para viver, porque Deus não pode lhe ensinar nada, a menos que você passealgum tempo com Ele. Eu lhe garanto que se você passar cada dia um tempo a sós com Deus, Ele fará com que você seja muito mais eficiente em tudo quanto faz.
Jamais me esquecerei da experi~encia que descobri por mimmesmo. Eu tinha começado a perceber a importância de passar um tempo a sós com Deus cada dia. Ora, eu era um daqueles que estavam encarregados das reuniões com os jovens em um acampamento. Tivemos programas o dia inteiro e à noite tivemos uma reunião da equipe de auxiliares para discutir os planos e desafios para a programação do dia seguinte. Quando terminamos, eram onze horas da noite. Devido ao trabalho que tinha que ser feito antes das reuniões da manhã, descobri que eu teria que acordar às 4h30 para passar algum tempo a sós com Deus.
Assim, pedi a Deus que, se Ele quisesse que eu passasse um tempo com Ele, que me despertasse às 4h30. Abandonei o meu despertador e fui para a cama. Subitamente, acordei com um sobressalto. Olhei para o relógio e o segundo ponteiro estava acabando de passar rapidamente pelas 4h30! Ora, os psiquiatras diriam que eu consegui manipular minha mente para me despertar, mas duvido disso. Se você estudar a vida de Cristo, descobrirá que Deus O despertava cada manhã a fim de prepará-Lo para o novo dia (Isa.50:4).
Descobri que se eu tiver de perder o sono a fim de passar um tempo a sós com deus, Ele me dará duas horas de força por uma hora perdida do meu repouso. Isaías 40:28-31 diz que Ele dá forças ao cansado. Essareceita espiritual de passar um tempo a sós no início de cada dia para comungar com Jesus pode parecer mística e irreal. Muitos de nós estamos tão encerrados dentro de nós mesmos, medindo nosso cristianismo pelo comportamento – pelas exterioridades das proibições e permissões dos “faça isso e não faça aquilo” que achamos difícil mudar nosso relacionamento.
Com frequência, iniciamos em total fé e dependência de Cristo, mas, depois de algum tempo, imaginamos poder viver uma vida virtuosa separdos Dele. E as exterioridades são mais tangivelmente compreendidas. Não há dúvidas quanto a isso. Quando um behaviorista tenta mudar do comportamento para o relacionamento, ele ainda espera que algo aconteça imediatamente como resultado desse tempo a sós com Cristo. Quando a vitória instântanea não ocorre, ele interrompe por uma semana, depois tenta outra vez. É a religião intermitente, do “dia sim, dia não”. Então ele diz: “Bem, sua receita espiritual não funciona!”
É claro que não ! Você pode ter religião suficiente para torná-lo miserável, mas não o suficiente para ser salvo. Lucas 9:23 nos diz que essa experiência pessoal com Cristo tem de ser diária para ser viva e significativa.
Deus quer que nos relacionemos com Ele e então pratiquemos o que é correto como resultado de termos Seu poder dentro de nós. E todas as frases intangíveis, utilizadas para descrever a experi~encia cristã, tornam-se tangíveis e reais em nossa vida devocional diária e pessoal com Cristo.
Ora, é possível que alguém se engaje neste tempo a sós cada dia como mais um dever exigido para obter entrada no Céu. Simplesmente porque uma pessoa come e respira não significa que ela vai ser saudável, mas não há nenhum outro meio pelo qual ela possa aprender a conhecer pessoalmente a Deus em sua própria vida à parte dessa experiência diária.
Gostaria de sugerir-lhe, não obstante o que você venha a sentir, que amanhã de manhã inicie essa experiência de familiarizar-se com Cristo. Se você tomar a Bíblia e ler a respeito da vida e caráter de Cristo, sentindo a necessidade da Sua presença em sua vida, e se você continuar sua busca, independentemente do que vier a acontecer, haverá uma mudança gradual e você começará a aguardar anciosamente por esses momentos de calma, a sós com deus. Tenho visto isso acontecer em minha própria vida e na vida dos outros.
Se você buscar diariamente manter uma comunhão com Cristo, possibilitando-lhe habitar e operar em você, descobrirá a realidade de que: “Coisa alguma é aparentemente mais desamparada, e na realidade mais invencível do que a alma que sente o seu nada e confia inteiramente nos méritos do Salvador. Pela oração, pelo estudo de Sua Palavra, pela fé em Sua constante presença, a mais fraca das criaturas humanas pode viver em contato com o Cristo vivo, e Ele a segurará com mão que nunca a soltará.” – A Ciência do Bom Viver, pág. 182.

Sem comentários:

Enviar um comentário