quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Conheça a Área onde sua Igreja está Inserida

Toda igreja para ser relevante precisa entender o ambiente onde está inserida.

Há um potencial para ser explorado em cada comunidade, portas abertas e brechas por onde entrar. Se você organizar a sua igreja por ministérios de acordo com os dons dados pelo Espírito Santo, surgirão pessoas dispostas a servir (veja: Como Organizar os Ministérios de acordo com os Dons de cada membro – Clique AQUI). Mas onde servir? O que é necessário, onde estão abertas as portas?
É pelo levantamento da realidade que cerca a sua igreja, que se descobre o que fazer, o que os moradores daquela comunidade de fato precisam e como levar isso a ser útil na pregação do evangelho.
Descubra quem são os líderes formadores de opinião em sua comunidade, descubra quais as necessidades que mais assolam a comunidade? Há alguém já suprindo esta necessidade? Prefeitura? Alguma associação de moradores? Em que área é mais fácil entrar em contato com as pessoas e conquistar-lhes a confiança com maior eficácia?
Converse com o taxista, com o padeiro, com o frentista do posto e a enfermeira no posto de saúde. Veja o que está escrito no jornalzinho do bairro ou município, descubra o que está acontecendo para além das portas da igreja e ache com criatividade uma maneira de servir as pessoas em sofrimento e necessidade.
Veja como Cristo fazia: “Unicamente os métodos de Cristo trarão verdadeiro êxito no aproximar-se do povo. O Salvador misturava-Se com os homens como uma pessoas que lhes desejava o bem. Manifestava simpatia por eles, ministrava-lhes às necessidades e granjeava-lhes a confiança. Ordenava, então: “Segue-Me.” CBV, 143.
Mas Jesus andava no meio do povo para sentir o que o povo sentia e agir ali onde o povo estava mais precisando. A igreja como representante de Jesus aqui na terra deveria fazer assim também.
Apenas depois de conquistar a confiança é que Ele pedia para que as pessoas O seguissem.
Ao lado você tem uma escala que ajuda você a descobrir, depois que você conquistou a confiança das pessoas, em que patamar que ela está no conhecimento do Mestre Jesus.
A abordagem é diferente se a pessoa já passou pelo batismo e já fez decisões por Cristo (mesmo que sejam biblicamente erradas) do que se ela estivesse no nível -5.
A simplificação exagerada das coisas nos leva a sair dando lições da Bíblia para quem nem está preparado para tal.
Muitas vezes fechamos portas ao irmos com sede demais ao pote, e outras vezes deixamos de aproveitar quando as portas estão escancaradas. Veja outra escala para ajudar o levantamento da área:

Sem comentários:

Enviar um comentário