quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Jovem adventista dá testemunho em olimpíada mundial de química

ASN - PORTUGUÊS
Fortaleza, CE ... [ASN] Olimpíadas fazem parte do cotidiano de muitos jovens do ensino médio. Química, física, matemática e biologia são as que mais se destacam. Porém, a maior parte dessas olimpíadas ocorre aos sábados. Como um adventista poderia fazer uma olimpíada dessas? Existe a possibilidade, porém, é complicado o aluno fazer a prova após o sábado. A mudança do dia da prova é algo que praticamente não pode ser feito.
O PortalJA entrevistou Walter Collyer Braga, adventista, que terminou o ensino médio em 2008. Walter desde sua sexta série (atual sétimo ano) teve contato com olimpíadas de química. O garoto muito inteligente, esforçado, nunca abandonou seus princípios religiosos, sobretudo a guarda do sábado.
Walter participou de várias olimpíadas estaduais, brasileiras, ibero-americana e em 2008 foi um dos quatro brasileiros selecionados a ir para a International Chemistry Olympiad (IchO) (Olimpíada Internacional de Química), na Hungria. Para garantir uma vaga na equipe os quatro estudantes percorreram longo caminho na Olimpíada Brasileira de Química, participaram de seletivas realizadas em seis fases, as três primeiras iniciadas em 2007 e as fases finais no primeiro semestre de 2008. Uma delas avaliou conhecimentos de técnicas de laboratório. Os quinze estudantes mais bem colocados nessa série de avaliações se deslocaram para Teresina e, durante 15 dias, participaram de cursos e discussão com professores do Curso de Mestrado em Química da UFPI (Universidade Federal do Piauí). Após essa etapa, foram escolhidos os quatro representantes brasileiros na 40º IchO na Hungria. Hoje Walter, calouro do curso de Medicina na Universidade Federal do Ceará (UFC), sente-se com a consciência tranquila por nunca ter transgredido o quarto mandamento. A seguir, os principais pontos da entrevista que pode ser lida na íntegra no site www.portalja.com.br.

PortalJA - Você é adventista há quanto tempo?
Walter - Desde criança.

PortalJA - Como foi seu contato com as olímpiadas? Sempre gostou de química?
Walter - Foi na minha sexta série, por um clubinho de ciências, o qual nem tinha sido chamado pra saber. Nesse clube passavam aulas de química, eu não tinha nem sido chamado para fazer, falei com o coordenador e ele deixou eu fazer. No ano seguinte que começaram realmente as olimpíadas. Sempre gostei de química.
PortalJA - Como você conseguiu fazer a olimpíada pela primeira vez sem ser no sábado?
Walter - Foi a OCQ, ela seria num sábado e eu não tinha muitas esperanças para fazer, pois era no sábado e as organizadoras era muito rígida. Eu falei com o coordenador, e ele me perguntou como eu tinha ido em outra olimpíada, eu disse que não tinha passado, e o coordenador de uma cara de desanimo. Mas, mesmo assim ele falou que ia me escrever na cearense e caso eu quisesse fazer no sábado eu ia. Eu deixei em aberto e perguntei se existiria como mudar o dia da prova ou o outro jeito que eu pudesse. E o coordenador disse que iria perguntar à coordenadora. A partir desses dias, sempre eu ia perguntar o coordenador se ele tinha conseguido falar com a coordenadora. Até que numa quarta-feira antes da prova do sábado, ele falou comigo que eu e mais três adventistas iriam realizar a prova, só que depois dos por do sol. Teve até uma coordenadora que ficou com muita raiva, mas como a coordenadora chefe disse que poderíamos fazer, então, nós fizemos a prova. Porem ela tinha dito que no outro ano nos não poderíamos fazer. Nessa prova eu fiz, e tirei primeiro lugar, graças a Deus.

PortalJA - Em algum desses momentos você pensou em desistir de guardar o sábado?
Walter - Não. Eu pensava numa olimpíada futura (internacional ou ibero) o que os outros pensariam de mim se eu não fizesse a prova no sábado. Eu vi que não valeria a pena deixar de guardar o sábado por causa de uma prova, mesmo ela sendo bem importante e bem significante.

PortalJA - Ao fazer a Ibero Americana a prova também iria cair em um sábado. Você como sabemos, não iria fazer essa prova. O que você fez para reverter a situação?
Walter - Nós estávamos na UFC assistindo aula e eu não sabia quando iria acontecer a prova. Eu comecei a procurar o site da olimpíada na internet, e a primeira coisa que eu ia ver foi a data. Essas olimpíadas internacionais sempre possuem uma prova pratica e outra teoria, em dias alternados. E eu mandei logo um e-mail para o coordenador dizendo que se a prova fosse no sábado eu não iria, ele me respondeu e dizendo que seria quase impossível eu fazer, pois os horários eram muito rígidos, mas ele iria fazer o possível. Segundo o coordenador, nunca tinha acontecido esse fato com ele. Passou um tempo e ele pediu para que eu fizesse uma carta explicando os meus princípios e enviar para a coordenadora geral da olimpíada. Essa carta iria para todos os coordenadores dos países. E cada coordenador desses iria dar sua opinião, no final a coordenadora geral aceitou que eu fizesse a prova.
Porém nessa olimpíada uma iria cair na sexta(prova prática) e a outra no sábado. Houve até um fato interessante que nesse dia na Costa Rica houve uns furacões que destruíram as estradas e eu e os outros estudantes ficamos presos no hotel. Nós começamos a fazer a prova as 14 horas e terminaria às 18 horas. Eu corri e terminei a prova antes do por do sol.

PortalJA - Em algum desses momentos você pôde falar do amor de Deus pra ele?
Walter - Às vezes algum professor achava besteira em relação ao sábado, mas que respeitava. Mas eu sempre achei que era importante e que eram princípios, e fazendo isso eu estaria provando que tenho respeito e amor a Deus.

PortalJA - Após ter tido todos esses resultados, como se sente? Missão cumprida?
Walter - Sim sim… Pra quem começou brigando por fazer uma olimpíada e chegar a uma internacional para mim foi muito bom. Eu cheguei até a fazer provas e terminar meia noite e meia. E chegar em uma mundial e ganhar uma medalha, para mim foi trabalho cumprido.

PortalJA
- Qual mensagem voce diria para os que estão lendo essa entrevista?
Walter - Que sempre guardem o sábado. O sábado não cause empecilho a ninguém. Há como você conciliar, e mesmo que tenha aulas aos sábados, não vá, pois dá pra ter seu estudo integro sem falhas e alcançar seu objetivo de uma universidade ou de uma olimpíada, ou algo do tipo.

PortalJA - Quantas medalhas?
Walter - 13 medalhas
- Cearenses
2 ouros, 1 prata e um bronze.
-Brasileiras
Uma prata e dois ouros.
-Norte/Nordeste
Um bronze, duas pratas.
-Maratonas Cearenses
Um ouro.
-Ibero-Americana
Prata.
-Internacional
Bronze.
[Equipe ASN, Portal JA, Felipe Lemos]

Sem comentários:

Enviar um comentário