terça-feira, 16 de julho de 2013

O SILÊNCIO E O REAVIVAMENTO

A história do aparecimento de Jesus junto dos dois discípulos no caminho de Emaús revela a função que a Bíblia desempenha no processo de dar início a um verdadeiro reavivamento. Aqueles seguidores de Cristo estavam confusos. Gradualmente, porém, Ele “explicava-lhes o que d´Ele se achava em todas as Escrituras” (Lucas 24:27). Jesus repetiu-lhes as profecias do Velho Testamento a respeito do Messias. Ele podia ter operado um milagre para provar a Sua identidade ou ter-lhes mostrado as cicatrizes nas Suas mãos. Não o fez. Em vez disso, Ele deu-lhes um estudo Bíblico.
Repare na reacção deles quando refletiram sobre o que tinha acontecido naquele dia: “Porventura não ardia em nós o nosso coração quando, pelo caminho, nos falava, e quando nos abria as Escrituras?” (Lucas 24:32).
Foi depois que ficaram só que eles chegaram ao centro do mais profundo dos seus seres e aí permaneceram por instantes – parados, silenciosos, atentos. A meditação é, essencialmente, um modo de aprendermos a estar despertos, plenamente vivos e calmos. O caminho para esse estado vigilante é o silêncio e a quietude. Isto é um grande desafio para as pessoas do nosso tempo, porque estamos invadidos por ruídos e distracções e poucos são os que tem experiência do silêncio, e o silêncio pode ser terrivelmente ameaçador para as pessoas de uma cultura dos “ruídos”, como aquela em que vivemos. Temos de nos habituar a esse silêncio. É por isso que o caminho da meditação é o caminho para aprender a dizer uma palavra interiormente, no nosso coração.
Acho que o que todos temos de aprender não é tanto como criar silêncio: o silêncio já está dentro de nós. O que temos a fazer é entrar nele, tornamo-nos silenciosos, tornarmo-nos o próprio silêncio. O propósito da meditação e o seu desafio é permitir-nos ficar suficientemente silenciosos, para que esse silêncio interior possa emergir. O silêncio é a linguagem do Espírito.
Aprender a dizer a nossa palavra maranatha, deixando para trás todas as outras palavras, ideias, imaginação e fantasias, é aprender a entrar na presença do Espírito, que vive no mais profundo do nosso coração, que ai mora em amor (João 20:19-21). E acrescenta: “Recebei o Espírito Santo” v.22. O Espírito de Deus vive nos nossos corações, em silêncio. E, com humildade e fé, devemos entrar nessa presença silenciosa.
O objectivo mais importante na meditação cristã é permitir que a presença misteriosa e silenciosa de Deus, que está dentro de nós (João 16:8), se torne cada vez mais, não apenas uma realidade, mas, a realidade das nossa vidas; para que se torne essa realidade que dá sentido, forma e propósito a tudo o que fazemos, a tudo o que somos.
Então, acontecerá reavivamento tal como no dia de Pentecostes. Acontecerá vida!
“O Espírito ´emerge´ dos discípulos, que expectantes oravam, com uma plenitude que alcançou cada coração. O Ser infinito revelou-Se em poder à Sua igreja. Era como se por séculos esta influência estivesse sendo reprimida, e agora o Céu se regozijasse em poder derramar sobre a igreja as riquezas da graça do Espírito. E sob a influência do Espírito, palavras de penitência e confissão misturavam-se com cânticos de louvor por pecados perdoados.” Atos dos Apóstolos, p. 37
 
José Carlos Costa, pastor

Sem comentários:

Enviar um comentário