Números de Sabedoria de Crescimento de Igreja
Por Berndt D. Wolter D.Min. Adaptado de Win Arn – The Church Growth Ratio Book
Há números e relações que são muito úteis na condução de uma igreja e os estudos confirmam a sua sabedoria e utilidade. Levar uma igreja ao crescimento ou mantê-la em condições saudáveis para que continue em crescimento é uma arte e uma ciência. Aqui vai um pouco da ciência em números e fatos comprovados. O quadro abaixo dará as relações e números importantes em uma igreja.
Evite fazer dessas dicas, regras inflexíveis a ponto de engessar a sua igreja. Essas são proporções que segundo os estudos, são os mais adequados na maioria das igrejas estudadas.
| Título | Relação | Comentário | Soluções | 
| Administração e organização | |||
| - Funções e tarefas | 60:100 | Deve haver um mínimo de 60 funções, cargos, tarefas para cada 100 membros | Estabeleça ministério segundo os dons dos membros | 
| - Liderança | 3:1 | P/cada 03 líderes de atividades internas à igreja precisa haver pelo menos 01 que lidera ativi-dades externas (evangelismo) | Treinamento de líderes, criar sistema de estímulo para envolvimento na missão, cultura corporativa | 
| - Tempo investido | 3:1 | P/cada 03 horas de trabalho in-vestidas na manutenção da igre-ja, é preciso 01 p/evangelismo | Decisão em comissão, es-tímulo entre os líderes, ca-lendário de atividades coe-rente, cultura corporativa | 
| - Comissão | 1:5 | Um em cada 5 membros da co-missão da igreja devem ter se unido à igreja nos últimos 2 anos | Comissão de nomeações, treinamento dos novos, estímulo para maior troca | 
| - Finanças | 10:1 | Para cada R$ 10,00 recebidos na igreja pelo menos R$ 1,00 deve ser investido no evangelismo ou crescimento de Igreja | Decisão de comissão, organização do tesoureiro, voto de orçamento. | 
| - Presença nos Cultos | 87:100 | Quando 87 de cada 100 assentos estão tomados num Culto normal de Sábado, começa a parar crescimento | Observar tendências e crescimento, ver quando começar a agir, ter projetos de novas igrejas no gatilho | 
| Incorporação Eficaz | |||
| - Amizade | 1:7 | Cada membro deve ter pelo menos 7 amigos na igreja dentro dos primeiros seis meses | Incrementar interação social, eleger um diretor de atividades sociais, ambiente | 
| - Pequenos grupos | 7:100 | Uma igreja deveria ter pelo menos 7 pequenos grupos para cada 100 membros | Promover diversos tipos de PG para absorção do máximo de membros | 
| - Grupos Novos | 1:5 | Um em cada 05 grupos na igreja devem ter sido iniciados nos últimos dois anos | Refrescar e renovar os grupos com novas abordagens e planos | 
| - Membro por PG | 75:100 | De 100 membros, p/ menos 75 devem estar envolvidos em PGs | Implementação gradativa de um sistema efetivo | 
| - Membros novos/PG | 9:10 | De cada 10 membros pelo menos 09 devem estar envolvidos em PGs | Membros novos adquirem hábitos mais facilmente do que os membros antigos mudem os seus | 
| Re/Vitalização | |||
| - Amor/cuidado | 7:10 | De cada 10 membros 7 devem estar expressando intencionalmente amor para pessoas ao seu redor | Seminários: amor entre os membros, relacionamento. Criar oportunidades. | 
| - Contato c/ membros | 1:30 | Cada membro da igreja (que não esteja em um cargo ou PG) deve ser pessoalmente contatado pelo menos uma vez a cada 30 dias por um outro membro, com a intenção de mostrar amor cristão e preocupação com a pessoa. | Trabalhar a cultura corporativa da igreja para que expressem mais amor, estabelecer planos com a igreja, pregar, ensinar, criar condições para a expressão do amor não só na igreja. | 
| - Oração | 1:30 | Cada membro da igreja precisa ter certeza de que alguém está pessoalmente interessado e orando por ele pelo menos a cada 30 dias e ele por outros. | Criar ministério de oração, envolver o máximo de pessoas nele. | 
| - Consciência da Grande Comissão | 3:5 | Pelo menos 3 de cada 5 oficiais eleitos devem ter consciência da Grande Comissão dada por Jesus | Treinamento e repetição. Mentoreamento de um a um. Cultura corporativa. | 
| Crescimento e Evangelismo | |||
| - Convidados | 20:100 | Cada 100 membros devem ter pelo menos 20 convidados da vizinhança da igreja, nos principais cultos evangelísticos oferecidos. | Criar mentalidade, ensinar, treinar, criar programas para que não se envergo-nhem de trazer amigos. | 
| - Membros por novo converso | 8:1 | Cada 8 membros deveriam trazer pelo menos 1 novo converso por ano para que a igreja tenha um TCA de 10 a 12%. | Capacitar os membros a usarem os seus dons pessoais para a conquista de almas para Deus | 
| - Retenção de convidados de primeira vez | 1:4 | Um de cada 4 convidados que visitam a igreja pela primeira vez e que moram numa distância razoável da igreja devem ser assimilados na vida da igreja | Trabalho de equipe, criar mentalidade (leva tempo). Quando a coletividade está saudável isto acontece mais facilmente. | 
| - Retenção e incorpo-ração de convidados de segunda vez | 3:4 | 3 de cada 4 convidados que visitam a igreja pela segunda, terceira ou quarta vez devem es-tar ativos na igreja em um ano. | Idem ao de cima. | 
| - Família, parentes e amigos | 1:2 | 1 de cada 2 membros ativos da igreja devem estar em contato missionário intencional c/ mem-bros da família, parentes ou amigos | Treinar, ensinar e promover. Apoio ministerial, fortalecimento espiritual dos membros. | 
| - Conversão – Batismo | 3:4 | Pelo menos 3 de cada 4 pessoas que vem para a igreja precisam vir por batismo (1 por transferência). | Prestar atenção nos números, pois são termômetros da igreja. | 
| - Plantio de novas Igrejas | 1:1 | Cada igreja deve ter uma comissão específica para fundar novas igrejas. | Fundar esta comissão. | 
| Perdas | |||
| - Perdas normais: Igrejas Grandes | 6:100 | Igrejas com mais de 500 membros podem perder por transferência, morte e abandono da fé até 6% em um ano. | Nível aceitável de perdas, medido em igrejas que têm programas eficazes combate ao abandono da fé | 
| - Perdas normais: Igrejas Médias | 5:100 | Igrejas entre 150 e 499 membros podem perder por transferência, morte e abandono da fé até 5% em um ano. | Nível aceitável de perdas, medido em igrejas que têm programas eficazes combate ao abandono da fé | 
| - Perdas normais: Igrejas Pequenas | 4:100 | Igrejas com até 149 membros podem perder por transferência, morte e abandono da fé até 4% em um ano. | Nível aceitável de perdas, medido em igrejas que têm programas eficazes combate ao abandono da fé | 
| Escola Sabatina | |||
| - Re/Arranjo | 1:5 | Uma em cada 5 classes de escola sabatina devem ter sido iniciadas ou seus membros re/arranjados nos últimos 2 anos. | Promover mudanças no arranjo grupal de preferência anualmente. Classes que estão juntos por muito tem-po perdem a capacidade de integrar os novos na fé. | 
| - Professor/Aluno | 1:12 | Uma classe de escola sabatina nunca deveria passar o número de 12 alunos por professor | Estimular a diretoria da ES. Ensinar a igreja. Grupos menores aprendem melhor. | 
| - Formação de Professores | 3:12 | De cada classe de 12 alunos devem sair pelo menos 3 novos professores por ano q assumam outra classe que não a deles. | As classes devem formar novos professores dando oportunidade aos alunos. Formar classes filiais. | 
| - Matrícula na ES | 7:10 | Pelo menos 7 em cada 10 pes-soas matriculadas na ES devem estar presentes nas classes. | Grande desafio. Usar mais elementos visuais, estímulo ao estudo, interatividade. | 
| - Treinamento em evangelismo | 1:3 | Um em cada 3 membros ativos da ES deve receber treinamento evangelístico a cada ano. | Promover regularmente treinamento para membros em seus diferentes dons | 
| - Atividade social | 1:12 | Cada classe deve promover um evento social pelo menos uma vez a cada trimestre (12 semanas). | Estimular os professores e líderes da classe, criar condições, apoio $. | 
| - Culto X ES | 7:10 | Pelo menos 7 em cada 10 membros regulares da igreja que assistem ao culto devem estar matriculados na ES | Outro desafio. Mudar o formato sem perder a essência, ser criativo e ousado, estímulos diversos. | 
| - Presença | 9:10 | Daqueles que assistem à ES 9 em cada 10 devem estar no culto | É comum. Inverter a ordem do culto e a ES, estimular. | 
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