terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

BEM AVENTURADOS OS LIMPOS DE CORAÇÃO


O que significa para você ser limpo de coração? Significa ser fraco? Ser ingênuo? O cristão deve ter um coração limpo a despeito do que nos é ensinado pelos meios de comunicação?
Na Bíblia lemos: “Bem-aventurados os limpos de coração porque eles verão a Deus.” Mateus 5:8.
Quem são os limpos de coração? Os limpos de coração são os íntegros, livres da tirania do “eu” dividido, e que não ficam tentando servir a Deus e ao mundo ao mesmo tempo. Destes é impossível que Deus se esconda.
Os limpos de coração vivem como se já pudessem ver a Jesus, mesmo que seja como que por um espelho, até o dia em que poderão vê-Lo face a face. Em outra versão da Bíblia diz: “Bem aventurados os puros de coração”. A pureza aqui mencionada refere-se ao que requer o sétimo mandamento: “Não adulterarás”. Êxodo 20:14.
O cristão deve ser puro no sentido de estar isento do que é sensual – puro nos atos e nos pensamentos. Os sentimentos de impureza, tão predominantes no mundo moderno, separam o homem de Deus.
Mas, esta regra abrange mais. Ela envolve fidelidade a Deus em todas as coisas, isenção do orgulho e do egoísmo. Envolve, enfim, uma alma limpa do pecado.
Os que tem o coração limpo são realmente pessoas abençoadas. Eles conseguem ver a Deus. Tem clara percepção de Deus. Entendem e amam Seus ensinos.
Em Mateus 11, na última parte do verso 25 encontramos o seguinte: “As coisas de Deus são ocultadas aos sábios do mundo e reveladas aos pequeninos”, isto é, aos que com sinceridade de propósito desejam conhecer e cumprir a vontade de Deus.
Nos tempos bíblicos os judeus eram tão meticulosos quanto à limpeza cerimonial, que suas regras eram extremamente pesadas. Tinham o espírito preocupado com as regras e restrições e o temor de contaminação exterior, que não percebiam a mancha do egoísmo e como a malícia tomava conta deles.
Jesus não mencionou essa pureza cerimonial como uma das condições de entrar em Seu reino, mas indicou a necessidade da pureza de coração.
Quando Jesus retornar a esta Terra, Ele estabelecerá o Seu reino, onde não entrará nenhuma coisa que possa contaminá-la. Todos os seus moradores serão aqueles que aqui nesta Terra tornaram-se puros de coração.
Toda pessoa que está aprendendo de Jesus, naturalmente deixará de lado as maneiras descuidadas. Sua linguagem será modificada e sua mente será inclinada a pensar em coisas nobres. Sua mente estará repleta de Jesus. Quando Cristo ocupa o coração há pureza, refinamento de idéias e maneiras.
O coração que é enganado por Satanás olha a Deus como um ser tirano, implacável. Ele sabe que pouco tempo lhe resta.
“A crise aproxima-se furtiva e gradualmente de nós. Satanás vê que seu tempo é curto. Então ele coloca em operação todas as suas forças a fim de os homens serem enganados, seduzidos, ocupados e enlaçados até que o dia da graça se haja findado e a porta da misericórdia esteja para sempre fechada.” O Desejado de Todas as Nações, 612.
Quando Cristo vier em Sua glória, os que praticaram o mal, os que não foram limpos de coração não vão suportar contemplá-Lo. A luz da presença de Cristo, será vida para os que O amam, mas será morte para os maus.
Para os corações que foram purificados pela presença do Espírito Santo será de grande regozijo e felicidade. Esses poderão conhecer a Deus.
Moisés estava oculto na fenda da rocha quando lhe foi revelada a glória do Senhor; e é quando nos encontramos escondidos em Cristo que contemplamos o amor de Deus.
O sábio Salomão assim escreveu: “O que ama a pureza de coração e tem graça nos seus lábios, terá por seu amigo o Rei.” Provérbios 22:11.
Então como ser limpo, puro em um mundo tão cruel, tão impuro e cheio de maldades? Simplesmente ouvindo a voz do Espírito Santo falar ao nosso coração. É pedir a cada momento do dia a proteção contra o mal.
Não é necessário viver de joelhos para comungar e falar com Deus. Nossa mente deve estar aberta para receber as bênçãos que vem de Deus. E é através da Bíblia, a Palavra de Deus que nós seremos guiados. A leitura diária nos nutrirá e fará com que nossa mente seja renovada.
Os limpos de coração percebem o Criador nas obras de Sua poderosa mão nas belas coisas que enchem o Universo. Vivem como na visível presença de Deus durante o tempo que Ele lhes concede neste mundo. E também o verão face a face, assim como fazia Adão quando andava e falava com Deus no Éden. “Agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face.” I Coríntios 13:12.
Os limpos de coração vêem a Deus. E aqui neste mundo discernem, amam e praticam os ensinos que Jesus nos ministrou. Vivem como que na presença de Deus. E verão fisicamente a Deus no dia final, habitando com Ele para sempre no Seu reino.
Porque os limpos de coração verão a Deus.

Sem comentários:

Enviar um comentário