segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

O OLHAR DO AMIGO ALEGRA O CORAÇÃO

O olhar de amigo alegra o coração. Provérbios 15:30Embora seja muito importante pertencer a uma família, às vezes ser amigo é melhor do que ser membro de uma família. Porque um amigo se pode escolher. Mas não se pode escolher irmãos, pais, primos, tios e outros parentes. Além disso, irmãos e irmãs, pais e filhos às vezes dis­cutem, brigam e até se agridem. E não há nada pior do que briga em família.

Veja o que aconteceu com Caim e Abel. As relações entre os dois se deterioraram a tal ponto que Caim matou o próprio irmão. E o matou por motivo fútil, o que hoje seria considerado homicídio qualificado. O noticiário moderno tem vei­culado inúmeros casos de filhos que planejaram a morte dos próprios pais.
Ser amigo também é melhor do que ser namorado. Porque namorados que não são amigos logo se separam. A verdadeira amizade se confunde com o amor verdadeiro. E há um texto bíblico que revela até que ponto pode chegar esse sentimento: “Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos” (Jo 15:13).
Ter amizade cristã é interessar-se o suficiente pelos outros a ponto de tirar tempo para eles. Tirar tempo para ajudar o vizinho. Para visitar um doente. Para socorrer alguém com o carro quebrado à beira da estrada.
A amizade cristã nunca admite que haja na congregação uma única pessoa prestando seu ­culto a ­Deus em solidão. E há entre nós rostos solitários, no meio da multidão, que vieram a nós não tanto em busca da doutrina correta, da igreja assinalada pela profecia, mas em busca de uma palavra de carinho, de afeto, de solidariedade, de compreensão, de amizade, de amor. E, quando as pessoas não encontram em nosso meio o carinho de que precisam, elas, muitas vezes, vão embora para outra igreja, que poderá oferecer menos doutrina, porém mais amor. Daí muitos irmãos se admiram dizendo: “Como é que pode? Trocou a verdade pelo erro!” O fato é que elas não trocaram a verdade pelo erro. Trocaram a frieza pelo amor.
Quando ­Deus perguntou a Caim: “Onde está Abel, teu irmão?”, Caim pro­curou fugir à sua responsabilidade, dizendo: “Sou eu guardador do meu irmão?” (Gn 4:9, ARC). Mas a resposta de ­Deus a Caim, e a cada um de nós, não deixa dúvida: “Sim, você é guardador do seu irmão!”
O mundo acredita no evangelho do egoísmo, em que cada um deve cuidar de si mesmo. Mas ­Deus diz que você deve se importar com seu irmão, porque este é o evangelho do amor.
[Fonte: Meditações Diárias – 2010, p.87]

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Como Alimentar a Natureza de Cristo

Para confluir esta primeira etapa da jornada, convidamos o Pastor Alejandro Bullón para ser o portador da mensagem de Deus para a sua vida hoje. Ele fará um resumo de tudo o que já foi ensinado ate aqui. Deus o abençoe em sua jornada agora.

Logo após Seu batismo. Cristo foi levado pelo Espirito ao deserto. Nas solitárias paragens, Jesus pronunciou palavras que permanecerão para sempre como a chave para uma vida poderosa e feliz. “Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus.”

“Pastor”, você deve estar pensando, “já sei, o senhor vai falar do estudo da Bíblia; eu sei que devo estudá-la, mas não tenho vontade, não sinto gosto na sua leitura.”

Em primeiro lugar, meu amigo, não encare a leitura da Bíblia como um dever. Olhe para a Palavra de Deus como uma carta de amor. O que faz um jovem quando recebe uma carta da namorada? Pensa: “Oh, que chato, não tenho vontade de ler esta carta, estou cansado, mas vou dar uma olhada nela por disciplina.” Não, claro que não. Dá-se o contrário. Ele a recebe com expectativa, abre-a depressa e devora com

Como Encontrar a Cristo – I

O conteúdo das próximas jornadas “Como Encontrar a Cristo I e II” foi adaptado do capítulo 3 do livro Como Tornar Real o Cristianismo, escrito pelo Pastor Morris Venden. Com humildade e espirito de submissão vamos continuar nossa jornada.

Você já imaginou se Deus estivesse perdido? No passado. Ele pareceu estar tão perdido que alguns até mesmo acreditaram que Ele estivesse morto. Se Deus não está perdido, por que é tão difícil encontrá-Lo? Há vários anos, li uma carta escrita por um jovem em idade colegial, e jamais fui capaz de me esquecer do seu clamor por socorro:

“Muitos de nós, jovens fiéis, membros da igreja, estamos em uma situação desesperada. Temos uma grande, ampla e profunda necessidade que não está sendo satisfeita. Estamos morrendo de inanição porque não estamos sendo alimentados.

“Por favor, leve-me a sério, porque sei do que estou falando. Jovens estão deixando diariamente a igreja, amargurados, desiludidos e sem esperança, enquanto outros nem mesmo consideram que tenham algo a ver com religião, porque não vêem nela nada que os ajude.

“Não precisamos de mais sermões a respeito de testemunhar a outros. Reiteradamente nos é dito que devemos partilhar o evangelho, mas, ao responder a esse desafio, descobrimos que nada temos a dizer. Como podemos convencer outros a aguardar o retorno de Cristo, quando a maioria de nós nem O reconheceria se Ele viesse? Precisamos de alguém que nos fale acerca de Deus. Sabemos tudo a respeito de doutrinas e práticas da igreja.

“Conhecemos muitas coisas. mas não conhecemos a Cristo. Nunca fomos apresentados a Ele, e a menos que Deus opere um milagre e Se revele a nós, jamais 0 conheceremos.

“Por favor, ensine-nos a como conhecer a Deus e Seu caráter. Somos bebês espirituais. Precisamos de Jesus. Ansiamos conhecê-Lo. Mostre-nos, de sua experiência pessoal, como nos comunicarmos com Ele. Nossa maior necessidade é conhecer a Deus. Pode mostrar-nos como encontrá-Lo?” Esta interrogação sobre “como encontrar a Cristo” não se limita a jovens de 20 anos de idade. Pessoas que têm sido fiéis membros da igreja por 20 anos, também têm admitido a frustração ao tentar encontrá-Lo. Uma vez alguém descreveu deste modo o seu desespero: “Suponho que Deus nem mesmo sabe o meu endereço.”

É interessante notar que personagens bíblicos parecem ter tido a mesma dificuldade ao tentarem encontrar a Deus. Jó 23:3 ecoa o clamor desesperado de uma alma faminta: “Ah! Se eu soubesse onde O poderia achar!” Amós 8:12 fala de um grupo de pessoas correndo de mar a mar, do Norte até ao Oriente, procurando a Palavra do Senhor e não sendo capaz de achá-la. Não lhe parece isso desanimador? Tem-se a curiosidade de saber se é possível encontrar a Deus. É possível ao homem iniciar essa procura de Deus?

A Bíblia indica que alguns são bem-sucedidos nessa busca. Há uns poucos. Mateus 7:14 descreve dois caminhos que levam ao nosso destino final.

Conquanto a maioria de nós siga o caminho largo, que conduz à morte, alguns logram encontrar o caminho estreito, que conduz à vida. Jesus afirma que, se buscarmos, acharemos descanso para nossa alma (Mat. 7:7; 11:29}; e Deus promete que, quando O buscarmos de todo o coração, nós O acharemos (Jer. 29:13), porque Ele não está longe de nós (Atos 17:27).

É evidente, portanto, que existe apoio para buscarmos a Deus. Não temos de esperar que venha o pregador ou o clérigo para convencer-nos de que necessitamos de Deus. Outros podem ser um auxílio em levar-nos a conhecer a Deus, mas a verdade é que Deus está sempre onde estamos, procurando atrair-nos a Ele, mesmo antes de gastarmos muito tempo e energia procurando-O.

Lembro-me das histórias que Jesus contou a respeito da ovelha perdida, da dracma perdida e do filho pródigo (Luc. 15).

Os publicanos e outros “pecadores” estavam se aglomerando em torno dEle, escutando avidamente Suas palavras. Nos arredores da multidão, os fariseus e doutores da lei, virtuosos aos seus próprios olhos, começaram a murmurar entre si, dizendo: ”Este recebe pecadores e come com eles” (Luc. 15:2)

Jesus respondeu com uma parábola que demonstra a grande verdade de que Deus nos está procurando e

domingo, 8 de dezembro de 2013

41 DIAS COM DEUS

A Jornada 41 dias com Deus é um programa de reeducação dos nossos hábitos espirituais.
Nesta Etapa, vamos compreender que fomos salvos para ser santos e que Deus deve ocupar o primeiro lugar em nossa vida, cada dia.
Os 41 temas desta jornada estão divididos em sete partes:
1) Você foi criado para relacionar-se com Deus

As mensagens que se seguem dizem respeito ao primeiro bloco de 10. Posteriormente e com a graça de Deus apresentaremos as restantes.
Fique com o amor de JESUS!

1º Dia: Salvo por um dia

Deus me salva nas primeiras horas de cada manhã para que eu possa ser santo durante o dia. Sem o recebimento diário do poder que vem da Palavra, não conseguirei viver como filho de Deus, pois “a todos quantos O receberam, deu-lhes poder de serem feitos filhos de Deus” (João 1:12). Sem projetar em primeiro lugar o poder de Deus em minha vida, nesse dia serei controlado por minha carnalidade.
Essa será a linha central da jornada de 40 dias: a busca de Deus nas primeiras horas de cada dia para ser santo em todos os aspectos da vida cristã diariamente.
Salvação por um dia – o que a Bíblia fala a respeito desse assunto? Como o fato de que a salvação é por um dia deve afetar as minhas prioridades diárias? De onde vem esse princípio de que sou salvo dentro de uma unidade de tempo chamada dia?
No princípio, Deus agiu para colocar todas as coisas em ordem.
“No princípio, criou Deus os céus e terra. A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas”. Gên. 1:1-2.
Assim como Deus agiu, no princípio deste mundo, para colocar todas as coisas em ordem, Ele também deseja agir no começo de cada dia para colocar em ordem nossa vida segundo a Sua vontade.
Vamos estudar as razões pelas quais devemos buscar a Deus nas primeiras horas de cada dia.
I – É uma ordem vinda de Jesus
Ele ordenou: “Buscai, pois, em primeiro lugar, o Seu reino e a Sua justiça, e todas as demais coisas vos serão acrescentadas.” Mat. 6:33.
O crente deve acordar cada manhã respirando Jesus. Despertar com fome e sede da Palavra de Deus, assim como o corpo sente necessidade de ter a mais importante refeição pela manhã, da mesma forma o nosso coração necessita da primeira refeição espiritual antes de qualquer outra atividade.
Qual é o maior desejo de sua alma, todas as manhãs, ao se levantar? Caso o seu

2º Dia: Receita Espiritual I

Hoje e amanhã vamos ler e meditar a respeito do testemunho do Pr.Morris Venden, um homem que tem vivido uma linda e edificante experiência com Deus. As Receitas Espirituais 1 e 2 trazem esse relato inspirador. Deus o ilumine nesta caminhada.
É mais fácil tornar-se um cristão, ou permanecer como tal? Ao interrogar as pessoas, tanto jovens quanto idosas, tenho descoberto que elas geralmente acham que é mais difícil permanecer como cristãos. Talvez elas tenham experimentado a conversão depois de uma reunião evangelística ou retiro religioso; talvez tenham sido tocadas por um hino ou sermão, mas, depois de algum tempo, o sentimento feneceu e elas retornaram para onde estavam antes. Talvez tenham descoberto a futilidade de operar sua justiça ou sua fé e desanimaram. Por que acontece isso?

3º Dia: Receita Espiritual II


“Bem”, poderá alguém perguntar, “como posso me relacionar com Deus se não posso vê-lo?” Tornamo-nos familiarizados com alguém, inclusive com Jesus, por três métodos simples. Eles são a base desta receita espiritual que estou sugerindo:
  • Eu me familiarizo…
  1. Conversando com alguém.
  2. Ouvindo o que essa pessoa tem a me dizer.
  3. Andando, trabalhando ou fazendo coisas juntos.
Deus nos deu esses mesmos caminhos pelos quais entramos em um relacionamento pessoal com Ele.
Só vou me familiarizar com Ele aprendendo quem Ele é, conversando com Ele (oração) e ouvindo o que Ele tem a dizer (estudando a Sua Palavra); então, faremos coisas juntos ( o testemunho cristão).
Embora a essência da vida cristã seja a familiaridade ou relacionamento diário com Jesus, frequentemente não cremos que isso seja tão fácil. O diabo tenta levar-nos a operar nossa justiça e nossa fé e, costumeiramente, depois de termos gastado nosso tempo combatendo o inimigo, não temos qualquer tempo de sobra para familiarizar-nos com Jesus.
Somos informados de que toda a armadura de Deus é necessária a fim de sermos vitoriosos (Efés. 6:11-17), mas não percebemos que usar a armadura é realmente o revestir-nos de Cristo Jesus (Rom.13:14).
Portanto continuamos nossa experiência e nossa vida cristã sabendo o que significa pôr-nos de joelhos dia a dia diante da Palavra deDeus aberta. Não há nenhuma outra maneira de conhecer a Deus, exceto através da vida devocional particular e pessoal.
Ora, não peço desculpa alguma para escrever especificamente sobre isso. Aausência de uma vida devocional significativa na vida de muitos professos cristãos é muito assinalada. Tenho conhecido ministros que desanimaram porque os membros das suas igrejas tinham-se deparado face a face com verdadeiros problemas e, tendo recorrido ao pregador em busca de ajuda, eles admitiram que não tinham gastado tempo algum no estudo dos evangelhos, nem passado tempo a sós com Cristo.
Minha pergunta hoje, seja você quem for, é esta: “Você sabe o que significa ter um tempo devocional pessoal e significativo com Deus diariamente?”
Ora, é possível que um legalista pense que está passando um tempo e familiarizando-se com Jesus, quando na realidade está procurando informação para debater, discutir ou argumentar. É possível que eu passe uma hora na contemplação de passagens que patenteiam as falhas e deficiências das crenças e práticas dos outros, mas isso não significa uma vida devocional significativa, pois o meu enfoque não está em Deus.
O que é essa vida devocional? É um tempo especial em que eu procuro familiarizar-me com Deus. Jamais encontrei um melhor método de aproximação do que passar cada dia uma hora na contemplação da vida e dos ensinamentos de Cristo conforme estão registrados nos evangelhos.
“Oh”, objeta alguém, “mas o que dizer do restante da Bíblia? O que dizer das doutrinas da igreja?” Pense, amigo, há apenas dois tipos de informação na Bíblia: Uma é para instrução; a outra é para inspiração.
Deus nos guiará às partes instrutivas da Bíblia, se O buscarmos, mas elas não substituem as passagens que nos ajudam a conhecer Jesus como um Amigo pessoal.
Tempo a sós com Deus cada dia
Esse tempo a sós com Ele é algo mais do que um texto diário para ler ao sair de casa, já com a mão na maçaneta da porta. É a leitura da Sua Palavra, tendo em vista a comunicação. Leio a respeito do Seu encontro com pessoas que não eram diferentes de você e de mim hoje. Então oro a respeito do que li, colocando-me na descrição. Eu sou o leproso que foi curado; eu sou o cego cuja visão foi restaurada. E à medida que eu personalizo o que li, aprendo a conhecê-lo.
O culto em família e na igreja são maravilhosos. Eles podem ser significativos, mas serão uma benção somente se cada um de nós tiver uma conexão pessoal com Deus. E Deus prefere que busquemos Seu poder logo de manhã para passar todo op dia com ele, em vez de pedirmos perdão no final de cada dia por tê-Lo negligenciado. Ora, alguns fazem objeção a essa receita porque acham ser inconveniente. Dizem alguns: – Oh, eu simplesmente me comunico com Deus ao longo de todo o dia. Posso orar no trabalho. Mantenho-me em contato com Deus o dia inteiro.
- Sim, mas você põe de lado ou separa um certo tempo do seu dia para comunicação especial e pessoal com Ele?
- Não, eu não preciso disso.
Ora, eu acho que é maravilhoso manter-nos em contato com Deus durante todo o dia. De fato, esse é o propósito do tempo separado só para Deus. Não O encurralamos em um pequeno beco durante uma hora, mas fazemos um contato que nos manterá em sintonia com Ele ao longo de todo o dia. Tenho descoberto, porém, quue quando alguém diz: “Eu apenas me mantenho em contato com Ele todo o dia, mas não tenho um tempo especial a sós com Deus”, está realmente dizendo algo a respeito da superficialidade da sua experiência, pois Jesus disse que você não pode ter uma vida espiritual saudável, a menos que tome tempo especial para obter o alimento espiritual.
Seria ridículo se eu dissesse ao médico: “Eu não preciso comer. Não preciso de três refeições ao dia porque descobri que posso ser nutrido naturalmente ao longo do dia”.
Isto não faz sentido no reino físico porque a nutrição e reposição que continuam no corpo humano ocorrem como resultado de se ter horas especiais para as refeições. É igualmente insensato dizer na vida cristã:
“Bem eu não tenho que gastar tempo com Ele. Apenas me mantenho naturalmente em contato com Ele no decorrer do dia.” De fato eu gostaria de defender o ponto de vista de que no que concerne à vida cristã mais profunda, você realmente não se mantém tão próximo de Deus ao longo do dia se não tiver um tempo específico para passar a sós com Ele.
“Bem”, dirá alguém: “Eu não tenho tempo suficiente para isso.”
Lembre-se, meu amigo, se você não tem tempo para orar e buscar a Deus, então você não tem tempo para viver, porque Deus não pode lhe ensinar nada, a menos que você passealgum tempo com Ele. Eu lhe garanto que se você passar cada dia um tempo a sós com Deus, Ele fará com que você seja muito mais eficiente em tudo quanto faz.
Jamais me esquecerei da experi~encia que descobri por mimmesmo. Eu tinha começado a perceber a importância de passar um tempo a sós com Deus cada dia. Ora, eu era um daqueles que estavam encarregados das reuniões com os jovens em um acampamento. Tivemos programas o dia inteiro e à noite tivemos uma reunião da equipe de auxiliares para discutir os planos e desafios para a programação do dia seguinte. Quando terminamos, eram onze horas da noite. Devido ao trabalho que tinha que ser feito antes das reuniões da manhã, descobri que eu teria que acordar às 4h30 para passar algum tempo a sós com Deus.
Assim, pedi a Deus que, se Ele quisesse que eu passasse um tempo com Ele, que me despertasse às 4h30. Abandonei o meu despertador e fui para a cama. Subitamente, acordei com um sobressalto. Olhei para o relógio e o segundo ponteiro estava acabando de passar rapidamente pelas 4h30! Ora, os psiquiatras diriam que eu consegui manipular minha mente para me despertar, mas duvido disso. Se você estudar a vida de Cristo, descobrirá que Deus O despertava cada manhã a fim de prepará-Lo para o novo dia (Isa.50:4).
Descobri que se eu tiver de perder o sono a fim de passar um tempo a sós com deus, Ele me dará duas horas de força por uma hora perdida do meu repouso. Isaías 40:28-31 diz que Ele dá forças ao cansado. Essareceita espiritual de passar um tempo a sós no início de cada dia para comungar com Jesus pode parecer mística e irreal. Muitos de nós estamos tão encerrados dentro de nós mesmos, medindo nosso cristianismo pelo comportamento – pelas exterioridades das proibições e permissões dos “faça isso e não faça aquilo” que achamos difícil mudar nosso relacionamento.
Com frequência, iniciamos em total fé e dependência de Cristo, mas, depois de algum tempo, imaginamos poder viver uma vida virtuosa separdos Dele. E as exterioridades são mais tangivelmente compreendidas. Não há dúvidas quanto a isso. Quando um behaviorista tenta mudar do comportamento para o relacionamento, ele ainda espera que algo aconteça imediatamente como resultado desse tempo a sós com Cristo. Quando a vitória instântanea não ocorre, ele interrompe por uma semana, depois tenta outra vez. É a religião intermitente, do “dia sim, dia não”. Então ele diz: “Bem, sua receita espiritual não funciona!”
É claro que não ! Você pode ter religião suficiente para torná-lo miserável, mas não o suficiente para ser salvo. Lucas 9:23 nos diz que essa experiência pessoal com Cristo tem de ser diária para ser viva e significativa.
Deus quer que nos relacionemos com Ele e então pratiquemos o que é correto como resultado de termos Seu poder dentro de nós. E todas as frases intangíveis, utilizadas para descrever a experi~encia cristã, tornam-se tangíveis e reais em nossa vida devocional diária e pessoal com Cristo.
Ora, é possível que alguém se engaje neste tempo a sós cada dia como mais um dever exigido para obter entrada no Céu. Simplesmente porque uma pessoa come e respira não significa que ela vai ser saudável, mas não há nenhum outro meio pelo qual ela possa aprender a conhecer pessoalmente a Deus em sua própria vida à parte dessa experiência diária.
Gostaria de sugerir-lhe, não obstante o que você venha a sentir, que amanhã de manhã inicie essa experiência de familiarizar-se com Cristo. Se você tomar a Bíblia e ler a respeito da vida e caráter de Cristo, sentindo a necessidade da Sua presença em sua vida, e se você continuar sua busca, independentemente do que vier a acontecer, haverá uma mudança gradual e você começará a aguardar anciosamente por esses momentos de calma, a sós com deus. Tenho visto isso acontecer em minha própria vida e na vida dos outros.
Se você buscar diariamente manter uma comunhão com Cristo, possibilitando-lhe habitar e operar em você, descobrirá a realidade de que: “Coisa alguma é aparentemente mais desamparada, e na realidade mais invencível do que a alma que sente o seu nada e confia inteiramente nos méritos do Salvador. Pela oração, pelo estudo de Sua Palavra, pela fé em Sua constante presença, a mais fraca das criaturas humanas pode viver em contato com o Cristo vivo, e Ele a segurará com mão que nunca a soltará.” – A Ciência do Bom Viver, pág. 182.

4º Dia: Como Entender a Linguagem de Cristo


Falar com Deus e ouviar a Sua voz deve ser a nossa primeira tarefa, nas primeiras horas de cada dia. O mandamento do Senhor para todos aqueles que desejam levar a sério o processo de amadurecimento espiritual é: “Consagre-se a Deus pela manhã. Faça disso a sua primeira atividade.” E ore: ” Toma-me, Senhor, para ser Teu inteiramente. Aos Teus pés deponho todos os meus projetos. Usa-me hoje em Teu serviço. Permanece comigo, e permite que toda a minha obra se faça em Ti.” Essa é uma questão diária. Cada manhã consagre-se a Deus para esse dia.” Caminho a Cristo, pág. 70.
“Qual é a razão por que não compreendeis a Minha linguagem? É porque sois incapazes de ouvir a Minha palavra.” João 8:43.
“Então lhes disse: Atentai no que ouvis. Com a medida com que tiverdes medido vos medirão também, e ainda se vos acrescentará.” Marcos 4:24.
“Amando ao Senhor Teu Deus, dando ouvidos à Sua voz, e apegando-te a Ele; pois disto depende a tua vida e a tua longevidade.” Deut. 30:20.
“Tende cuidado, porém, de guardar com diligência o mandamento e a lei que meu servo Moisés, servo do Senhor, vos ordenou: que ameis o Senhor, vosso Deus, andeis em todos os Seus caminhos, guardeis os Seus mandamentos, e vos achegueis a Ele, e o sirvais de todo o vosso coração e de toda a vossa alma.” Jos. 22:5.
Cada dia Deus tem uma programação para minha vida. No começo do dia necessito conhecer por mim mesmo qual é a vontade de Deus em Sua palavra para minha vida. Como descobrir a vontade de Deus para cada dia? Vamos examinar algumas maneiras pelas quais podemos descobrir a programação de Deus para cada dia: oração, leitura da Palavra, ouvir e escutar e ouvir e obedecer.
Oração
Conversamos com Deus por meio da oração e respondemos ou reagimos ao que Ele nos fala por meio da Bíblia. Oração e estudo da Palavra são dois elementos inseparáveis e, quando me levanto, o maior desejo de minha alma deve ser o de ir à presença de Deus e saber qual é a programação para o dia, na Bíblia e no Espírito de Profecia.
Nesse encontro cada crente é livre para conversar o que quiser com Deus. Todos temos diferentes necessidades e devemos colocá-las diante do pai, com liberdade e profundo senso de necessidade. Entretanto, sugerimos que sejam incluídos os seguintes elementos: gratidão, oferecer-se a Deus para que Ele o use, intercessão pela família e os cinco não-crentes da jornada. Pedir ao espírito Santo que o guie, mediante a Bíblia e o Espírito de profecia, à programação de Deus para o dia.
Leitura da Palavra de Deus
A imprensa nos fornece os jornais e os noticiários com as informações do dia, e para ficarmos atualizados precisamos parar para ler ou ouvir. Da mesma forma, Deus nos dá a Sua palavra, que apresenta a programação diária para cada filho. Nela está a orientação do Pai para neutralizar o programa do diabo para a vida do crente naquele dia.
Entender a vontade de Deus no começo de cada dia é vital para a vitória ou derrota, tanto no plano espiritual como no material. É o grau de informação e comprometimento com esse planejamento diário que vai determinar acertos e erros na vida, em todos os sentidos. Falando a respeito dessa necessidade, Cristo afirmou: “Errais não conhecendo as Escrituras e nem o poder de Deus.” Mat. 22:29. A falta de relacionamento diário com Deus, nas primeiras horas do dia, afeta o nosso discernimento em todos os aspectos da vida.
Necessitamos ler o texto quantas vezes forem necessárias, devemos buscar entender corretamente o que Deus quer nos dizer; afinal, ali está o mapa do sucesso para aquele dia.
O homem natural não entende as coisas do Espírito. Por isso, fiquemos atentos para que não nos enganemos. Acerca disso Jesus já havia prevenido aos discípulos: “Tendo olhos, não vedes? E, tendo ouvidos, não ouvis?” Marcos 8:18.
E o apelo carinhoso dEle para cada filho, no início de cada dia é: “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.” Apoc. 2:7.
Ouvir e Escutar
Em meio a tantas vozes, a que ou a quem temos dado mais atenção? A decisão de priorizar a que ou quem ouvir e escutar é nossa. Somos livres para escolher a que ou a quem damos mais atenção, mas não somos livres para escolher as consequências de nossa decisão.
Nada, neste mundo, deveria receber mais atenção do que a Palavra de Deus. Primeiro, precisamos escutar a voz de Deus, porque ela é a mais importante de todas as vozes. Vale ressaltar que não é suficiente apenas ouvir (sucessão de sons), necessitamos escutar (prestar atenção àquilo que ouvimos).
Neste momento ore a Deus e diga:
Pai, eu quero ouvir a Tua voz em digital (clara, sem ruído), dizendo o que queres de mim neste momento. Quero Te glorificar neste dia, pois para isso Tu me criaste. “Fala, Senhor, porque o Teu servo ouve.” Vou ler agora a Tua Palavra e quero Te ouvir com toda a atenção da minha alma.
“Feliz o homem que Me dá ouvidos, velando dia a dia às Minhas portas, esperando às ombreiras da Minha entrada.” Prov. 8:34.
Amós profetizou:
“Eis que vêm dias, diz o Senhor Deus, em que enviarei fome sobre a terra, não de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor.” Amós 8:11.
Somente o pão espiritual que vem da Palavra de Deus pode satisfazer as necessidades essenciais da alma. O efeito do pão material passa rapidamente, mas o espiritual permanece para sempre.
No começo de cada dia, qual é o maior desejo do seu coração? Caso a resposta seja: Ir a presença de Deus e descobrir qual é a programação dEle para minha vida…Prossiga e aprofunde esse desejo. Se tal sentimento não está presente em sua vida, pare imediatamente e refaça as suas prioridades.
Escutei, certa vez de um irmão a seguinte frase: “Crise vai e crise vem, para se ver quem é quem.” Quanta verdade nesta afirmação ! Quem não desenvolve o hábito de buscar a Deus nas primeiras horas de cada dia em tempo de paz, vai buscá-Lo verdadeiramente em tempo de crise? Quem busca a Deus em primeiro plano ao levantar, estará melhor habilitado para vencer as crises do dia-dia e será mais feliz.
“Bem-aventurados aqueles que lêem e aqueles que ouvem as palavras da profecia e guarda as coisas nela escritas, pois o tempo está próximo.” Apoc. 1:3.
Ouvir e Obedecer
Quando abrimos a Bíblia, estamos diante da palavra viva da Trindade e , como não podemos separar Deus de Sua Palavra, Ele também está presente olhando para você e vibrando por sua disposição de buscá-lo.
Neste momento solene e santo, precisamos atentar para as seguintes coisas:
1º) Fé
Esse é seu encontro com Deus, com Jesus e com o Espírito Santo. Sinta o abraço do Pai, a amizade de Jesus e o interesse do Espírito Santo de que você encontre o alimento necessário para a sua vida durante o dia. Procure visualizar este quadro e crer no que está vendo e no que vai escutar com atenção.
Quando nos dispomos a buscar a Deus em primeiro lugar no início de cada dia, somos abençoados e transformados, pois achamos e contemplamos o próprio Jesus. Ele mesmo diz: “Eu amo os que Me amam; os que Me procuram acham.” Prov.8:17. “Buscar-Me-eis e Me achareis quando Me buscardes de todo o vosso coração.” Jer. 29:13
2º) Ouvir
Procure ouvir, com extrema atenção, cada palavra vinda do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Há vida em cada palavra que Deus vai falar ao seu coração.
3º) Dialogar com Deus
Não somente ouça, fale também em oração. A cada mensagem ou palavras compreendidas, reaja, repita, mantenha um diálogo, agradeça, glorifique e vibre com a palavra que Deus colocou em seu coração. Comprometa-se em levar a sério o que está ouvindo. Lembre-se: estudo da Bíblia e oração devem andar juntos.
4º) Obedecer
O mandamento da Bíblia é claro e direto: “Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. Porque, se alguém é ouvinte da palavra e não praticante, assemelha-se ao homem que contempla num espelho o seu rosto; pois a si mesmo se contempla e se retira, e para logo se esquece de como era a sua aparência.”Tiago 1:22-24.
Lembra-se do quinto princípio aprendido no seminário? Cada dia devo propor ao meu coração honrar e glorificar a deus. Caso não faça isso, o coração não vai levar a sério a programação de Deus para esse dia.
Conclusão:
Assim como os contemporâneos de Cristo não entendiam a Sua linguagem, porque eram incapazes de ouvir o que Ele dizia, o que dizer da nossa geração?
Não temos outra saída para entender as coisas espirituais sem sermos pessoas espirituais. Qual é a primeira tarefa de uma pessoa espiritual? Ir a presença de Deus do jeito que se levantar e procurar na Bíblia e no Espírito de Profecia qual é a programação de Deus para aquele dia. Continuar na presença de Deus durante as atividades do dia.
Onde estiver um crente dentro da programação divina para aquele dia, aí está um adorador do Deus vivo. Hoje em dia, em muitas situações podemos desenvolver nossas atividades e ao mesmo tempo ouvir a Palavra de Deus. Dentre as muitas sugestões, podemos citar: cds da Bíblia que podem ser tocados no carro, trabalho (quando a situação lhe permitir), mensagens da Bíblia que você mesmo pode gravar e MP3, que pode armazenar uma quantidade muito grande de mensagem e música de boa qualidade e outros recursos. A tempo e fora de tempo, encha-se da Palavra e testemunhe a todo momento desse Salvador amoroso.
Outra observação que eu gostaria de fazer é que, a partir de hoje, procuremos dar a máxima atenção à Palavra quando alguém a estiver lendo. Quando ouvimos o Hino Nacional, ficamos em posição de sentido, por respeito à Patria. Será que não deveríamos fazer o mesmo em relação à Bíblia?
Lembre-se
Nosso maior desafio é pensar e agir de forma bíblica num mundo secularizado. Portanto, quanto mais tempo ficarmos escutando a palavra, mais iremos crescer espiritualmente.
Você quer estar ligado ao Céu?
“Os que põe toda a armadura de Deus e devotam algum tempo cada dia à meditação, oração e estudo das Escrituras estarão em ligação com o Céu e terão influência salvadora, transformadora sobre os que os cercam. Pensamentos elevados, nobres aspirações, claras percepções da verdade e dever para com Deus, serão seus. Ansiarão por pureza, luz, amor, por todas as graças do novo nascimento.” Testemunhos para a Igreja, vol.5, págs. 112 e 113.

5º Dia: Como Guardar a Palavra no Coração



Muitas coisas serão guardadas em seu coração hoje, mas a primeira deve ser a programação diária de Deus, escrita no Livro Sagrado – nosso Manual Divino.
“Do mandamento de seus lábios nunca me apartei, escondi no meu íntimo as palavras da Sua boca” Jó 23:12.
“Guardo no coração as Tuas palavras, para não pecar contra Ti.” Sal. 119:11
“Amados, esta é agora a segunda epístola que vos escrevo; em ambas procuro despertar com lembranças a vossa mente esclarescida, para que vos recordeis das palavras que anteriormente foram ditas pelos santos profetas, bem como do mandamento do Senhor e Salvador, ensinado pelos vossos apóstolos.” II Ped. 3:1 e 2.
“Habite ricamente em vós a palavra de Deus e a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda sabedoria, louvando a Deus com salmos, e hinos e cânticos espirituais, com gratidão em vosso coração.” Col. 3:16.
“…Escreverá para si um traslado desta lei num livro. …” Deut. 17:18
“Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis Minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em Samaria e até os confins da terra.” Atos 1:8.
“…Narrai todas as Suas maravilhas.” Sal. 105:2.
Conforme aprendeu no seminário, esta jornada tem como objetivo auxiliá-lo na educação ou reeducação de seus hábitos espirituais. Então, a tarefa de hoje é: Praticar quatro maneiras que o ajudarão a guardar a Palavra de Deus no coração: Memorizar, louvar, escrever e testemunhar.
Memorizar a Palavra
“Mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em Meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito.” João 14:26.
Esta declaração de Cristo deve levar-nos a pensar que hoje temos a obrigação e o dever de nos encher da Palavra de Deus. O mandamento sagrado é: “Buscai o Senhor enquanto se pode achar; invocai-O enquanto está perto.” Isa. 55:6. Cristo ordenou: “Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas que testificam de Mim.” João 5:39. E Ele ainda disse na oração sacerdotal: “E a vida eterna é esta: que Te conheçam a Ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.” João 17:3.
Reflita:
Caso a palavra escrita fosse tirada de suas mãos, conseguiria sobreviver espiritualmente com o que tem armazenado em sua mente?
O Espírito Santo vai relembrar aquilo que já ouvimos, lemos ou memorizamos. Por isso, o desafio diário de cada crente é: Ir à presença de Deus, nas primeiras horas do dia, e encher a mente com a Palavra e nela meditar durante o dia para nossa própria inspiração, e para testemunhar-mos a nossa fé aos outros.
Salomão escreveu:
“Filho meu, não te esqueças dos meus ensinos, e o teu coração guarde os Meus mandamentos.” Prov. 3:1.
O próprio Deus falou:
“Lembra-te do dia de sábado, para o santificar.” Êxo. 20:8.
Uma boa maneira de memorizar a Bíblia é reagir em oração ao que Deus acabouu de falar em Sua Palavra. Vamos exemplificar:
“Fizeste-me conhecer os caminhos da vida, encher-me-ás de alegria na Tua presença.” Atos 2:28. Coloque-se no lugar de Pedro e repita em oração esse versículo, depois coloque o seu sentimento e fale para Deus o quanto você está grato por ter recebido esta benção. Fazendo assim, sua memória se habilitará a gravar os versos de forma bem natural. Quando Deus fala a você pela Bíblia e você fala com Ele pela oração durante o seu momento de comunhão, vai ficar mais fácil memorizar o texto bíblico.
O estudo meditativo da Palavra de Deus levará você a memorizar muitos textos, mesmo que não tenha essa intenção. Como veremos na jornada de amanhã, quando pensamos sobre um versículo, palavra por palavra, deixando que o Espírito Santo aplique sua mensagem à nossa vida, o texto fica impresso não apenas em nosso coração, mas também em nossa mente.
Cantar a Palavra
Outra maneira pela qual podemos memorizar a Palavra, é cantar seus textos. Muitos dos salmos, na verdade, são hinos. Uma das coisas boas da atualidade é que, em muitas igrejas, nos cultos, se cantam textos da Palavra de Deus.
Quem não se lembra de I João 4:8, salmo 23 e outros textos que, cantados, ficam tão vivos em nossa memória? As mais apropriadas letras para o louvor são as que Deus mesmo proferiu. Ao cantar esses hinos, estamos memorizando a Bíblia.
Peça para o Espírito Santo lhe ensinar a criar melodias para os seus versos e salmos prediletos. Cante esses trechos da Bíblia em seus momentos de comunhão pessoal, e com certeza esse será um bom exercício espiritual para fortalecer a sua alma contra os ataques do inimigo.
Medite, neste momento, nos conselhos de Davi e do apóstolo Paulo: “Salmodiai ao Senhor, vós que sois Seus santos, e dai graças ao Seu santo nome.” Sal. 30:4.
“Entoai-lhe novo cântico, tangei com arte e com júbilo.” Sal. 33:3.
“Mas enchei-vos do Espírito, falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor.” Efés. 5:19.
Que tal preparar uma melodia para o seu salmo ou texto bíblico favorito, para louvar a Deus no dia do reencontro?
Escrever a Palavra de Deus
Copiar o texto da Bíblia é outra maneira bem prática de memorizar o texto sagrado. Para seu momento de meditação, use um caderno ou computador, e procure anotar ou digitar os textos que mais tocaram seu coração. Quando escrevemos, percebemos melhor os detalhes do texto, e assim as coisas que não percebemos com uma simples leitura, poderão ser descobertas e aplicadas à vida.
Para aqueles que são pregadores, muitos sermões surgirão com essa prática. Os melhores sermões são aqueles que primeiro atingem o coração do pregador e assim serão pregados com mais poder e convicção. Quando Deus, porintermédio de Moisés, deu instruções para os futuros reis do povo de Israel, incluiu o seguinte:
“Tambpe, quando se assentar no trono do seu reino, escreverá para si um traslado desta lei num livro, do que está diante dos sacerdotes levitas. E o terá consigo, e nele lerá todos os dias da sua vida, para que aprenda a temer ao Senhor seu Deus, a fim de guardar todas as Palavras desta lei, e estes estatutos, para os cumprir.” Deut. 17:18 e 19.
Diariamente lendo, escrevendo e cantando, estaremos guardando a palavra viva de Deus em nosso coração, e assim seremos fiéis em tudo ao nosso Deus.
Falar da Palavra de Deus
Outra maneira de guardar-mos a Palavra de Deus no coração é falar e testemunhar dela a outros. “Que formosos são sobre os montes os pés do que anuncia boas-novas, que faz ouivir a paz, que anuncia coisas boas, que faz ouvir a salvação, que diz a Sião: O teu Deus reina!” Isa. 52:7. A benção é total para quem fala e para quem ouve. Como é bom e que benção é falar a respeito de Deus e de sua mensagem! Malaquias nos lembra que essa conversa é registrada num memorial no Céu.
“Então os que temiam ao Senhor falavam uns aos outros; o Senhor atentatva e ouvia; havia um memorial escrito diante dEle para os que temem ao Senhor, e para os que se lembram do Seu nome.” Mal.3:16.
Como nosso coração se sente edificado e aquecido quando falamos uns aos outros a respeito da Palavra ! Foi o que aconteceu com os dois discípulos que iam pelo caminho de Emaús conversando com Jesus, e depois comentaram: “Porventura não nos ardia o coração, quando Ele pelo caminho nos falava, quando nos expunha as escrituras?” lUC. 24:32.
A prática de falar sobre a palavra também está incluída naquela abrangente passagem de Deuteronômio 6:4-9: “Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de toda a tua força. Estas palavras que hoje te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te e ao levantar-te. Também as atarás como sinal na tua mão e te serão por frontal entre os teus olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas.”
E quanto mais meditamos na Palavra, mais conteúdo teremos para nossa conversa e testemunho.

6º Dia: O que é Meditar na Palavra


“Em verdade, em verdade vos digo: Quem crê, tem a vida eterna. Eu sou o pão da vida. Vossos pais comeram o maná no deserto, e morreram. Este é o pão que desce do Céu, para que todo o que dele comer não pereça. Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém dele comer, viverá eternamente; e o pão que Eu darei pela vida do mundo, é a minha carne.” João 6:47-51
Na jornada de hoje, vamos aprender o que é meditação e como meditar na Palavra de Deus. A meditação é uma das importantes ferramentas para se conhecer a Deus e deve estar aliada a outros métodos facilitadores do crescimento espiritual do crente na Bíblia, como: Ouvir, ler, estudar, memorizar, escrever, cantar e falar da Palavra de Deus.
Passemos agora a um estudo em profundidade do que é meditar na palavra de Deus. Quando meditamos, recebemos a Verdade no íntimo. Assim, meditar é:
1. Esconder a Palavra de Deus no íntimo: “Do mandamento de Seus lábios nunca me apartei, escondi no meu íntimo as palavras da Sua boca.” Jó 23:12
2. Pensar nas palavras do texto bíblico com o coração totalmente aberto a direção do Espírito Santo, para que Ele o guie a toda a verdade que a sua alma necessita naquele momento.
3. Permitir que o Espírito Santo confronte o crente que sou com o crente que Deus deseja que eu seja à luz da Palavra.
4. Colocar-se no lugar do personagem bíblico e dizer: “Deus, opera em mim como operaste nele.” É colocar-se numa posição em que Ele possa usá-lo e modificar a sua vida.
5. Assimilar o pão vivo que está sendo servido, para ter uma nova vida durante o dia.
Vamos Praticar a Meditação
“Achadas as Tuas palavras, logo as comi; as Tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo Teu nome sou chamado, ó Senhor, Deus dos Exércitos.” Jer. 15:16.
Podemos meditar no verso acima, nesses termos:
1. Achadas as Tuas palavras… – Achar pressupõe o que?
Procurar – qual deve ser a natureza dessa busca? Jer. 29:13. “Buscar-Me-eis e Me achareis quendo Me buscardes de todo o vosso coração.”
O Salmo 42:1 diz que a minha alma necessita de Deus para viver, e o salmista fala dessa busca assim: “Como suspira a corsa pelas correntes das águas, assim, por ti ó Deus, suspira a minha alma.” Sal. 42:1.
Quando você se levanta pela manhã, qual é o maior desejo da sua alma? Você desperta respirando o poder de Deus e a Sua Palavra?
2. Logo as comi… - Comer aqui, poderíamos pensar em termos de degustar, mastigar bem o alimento até que os nutrientes entrem na corrente sanguínea da alma e por ele você viva durante aquele dia. Devo ficar na presença de Deus até que sinta que estou nutrido espiritualmente. Não posso ir à presença do Pai somente para fazer uma “merenda” ou “lanche” espiritual.
3. As Tuas Plavras me foram gozo e alegria para o coração… - Assim se sentirá uma pessoa que prioriza Deus no começo de cada dia. Osresultados deste relacionamento de vida são poder e felicidade. Está vendo como é possível tornar o texto mais vivo e atraente? Continue a meditar e novas verdades serão reveladas.
O processo de meditar na Palavra é semelhante ao de comer ou alimentar-se. Assim como necessito introduzir o alimento em meu corpo para que receba os nutrientes, da mesma forma preciso receber em meu íntimo a Palavra viva de Deus. Sem o alimento que vem da comunhão diária nas primeiras horas de cada dia, você se sentirá fraco e vazio, assim como o corpo físico, sem alimento, fica sem força e disposição.
Medite neste momento nas palavras do profeta Ezequiel: “Tu, ó filho do homem, ouve o que Eu te digo, não te isurjas como a casa rebelde; abre a boca, e come o quue Eu te dou…Eu o comi, e na boca me era doce como o mel.” Ezeq. 2:8; 3:3.
Mais vida
Em João 6:63, Jesus faz a seguinte afirmação: “O Espírito é o que vivifica; a carne para nada aproveita; as palavras que Eu vos tenho dito, são espírito e são vida.”
Quanto mais entro em contato com a Palavra, mais vida recebo. As letras da Bíblia são símbolos das palavras vivas proferidas por Ele. Quanto mais bebo desta fonte, mais aumenta minha capacidade de receber mais. As Palavras dEle são vivas, são “Espírito e Vida”. Quando Jesus foi tentado no deserto, o diabo lhe disse: “Se és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães.” O Senhor repreendeu-o citando um texto do Velho Testamento. Disse Ele: “Está escrito: Não só de Pão viverá o homem, mas de toda a palavra que procede da boca de Deus.” Mat. 4:3 e 4.
As palavras de Deus contém vida. Sem esse alimento diário, não consigo ter forças para viver, pois através dele me torno participante da vida e das promessas de Cristo. Assim o entendemos pela mensagem de Pedro: “Pelas quais nos têm sido doadas as Suas preciosas e mui grandes promessas para que por elas vos torneis co-participantes da natureza divina. Livrando-nos da corrupção das paixões que há no mundo.” II Ped. 1:4.
Mais Entendimento
A verdade não contém em si somente vida, mas também entendimento e esclarescimento. O salmista diz: “A revelação das Tuas Palavras esclaresce, e dá entendimento aos simples.” Sal. 119:130.
E quanto mais nos alimentarmos da Palavra e mais verdades recebermos, mais esclarescimentos também obteremos. Jesus disse: “Vós sois a luz do mundo.” Mat 5:14. E quanto mais permitirmos que a Palavra de Deus entre em nosso coração, mais brilho irradiaremos.
Submissão Total à Direção do Espírito Santo
A verdadeira meditação envolve uma total submissão da mente ao domínio do Espírito Santo. Por meio dela, recebemos a própria vida de Cristo por intermédio da Palavra. A verdade espiritual que recebemos por meio da pregação ou seminário não toca nossa vida de forma profunda.
Para que possamos experimentar a transformação desejada, é necessário que a verdade seja recebida no íntimo da alma. Somente o Espírito Santo é capaz de operar essa obra, dando-nos assim a revelação plena de toda a Verdade. Devemos ir à presença de Deus, convictos de que dependemos inteiramente dEle para receber o alimento espiritual de Deus para aquele dia.
Paulo deixa isso bem claro em 1 Coríntios 2:9-12 “Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que O amam. Mas Deus no-lo rebelou pelo Espírito; porque o Espírito a todas as coisas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus. Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o seu próprio espírito que nele está? Assim também as coisas de Deus ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus. Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, e, sim, o Espírito que vem de Deus, para que conheçamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente.”
Por meio do Espírito Santo, recebemos a benção de conhecer a Deus. Jamais devemos confiar em nosso próprio entendimento, nem em nossa capacidade intelectual para entender as coisas espirituais.
O Exemplo de Salomão
A atitude de Salomão, no começo de seu reinado, é um exemplo da postura que devemos ter na presença de Deus. Pouco depois que ele assumiu o trono de Israel, Deus lhe apareceu em sonhos, e lhe disse: “Pede-me o que queres que Eu te dê.” E a resposta dele a esse maravilhoso oferecimento divino foi: “Agora, pois, ó Senhor meu Deus, Tu fizeste reinar a teu servo em lugar de Davi, meu pai; não passo de criança, não sei como me conduzir. Dá-me, pois, ao Teu servo coração compreensivo para julgar o Teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal; pois, quem poderá julgar a este grande povo?” I Reis 3:7-9.
A reação natural de Salomão foi obedecer à revelação de Deus. Diz o versículo 3: “Salomão amava ao Senhor, andando nos preceitos de Davi, seu pai.” A mesma condição nos é exigida hoje para que possamos receber diariamente as revelações divinas com a programação diária de Deus para nossa vida.
Além de obediente, Salomão possuía outras qualidades que merecem ser destacadas:
1. Era como uma criança - Dependia totalmente do Pai Celestial. “Não passo de uma criança”, ele disse a Deus. Deus abençoa e Se revela aos humildes de espírito. É por isso que precisamos ter a humildade e a dependência da criança. No caso de Salomão, seu sentimento de dependência, sua confiança e sinceridade faziam com que Deus fosse a figura mais importante da sua vida.
Certa ocasião, Jesus chamou uma criança e a colocou no meio dos discípulos, e em seguida lhes disse: “Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos Céus. Portanto, aquele que se humilhar como esta criança, esse é o maior no reino dos Céus.” Mat. 18:3 e 4.
O sentimento de humildade leva a pessoa a reconhecer que necessita do Espírito Santo para compreender as revelações de Deus.
2. Era rei - Tinha uma responsabilidade. Apesar de se sentir como criança, Salomão reconhecia a posição em que Deus o colocara. “Fizeste reinar o Teu servo.” O mesmo deve se dar conosco. Quando nos aproximamos de Deus para que Ele nos revele a Si mesmo e as Suas verdades, temos de reconhecer que, em Sua graça, Ele faz de nós filhos do Deus vivo, co-herdeiros com Cristo, filhos de um rei. Passamos a ter relacionamento com Ele, a gozar de Sua comunhão, e Ele tem prazer em falar conosco, em instruir-nos, confortar-nos, exortar-nos, edificar-nos, pois agora nos achamos indissoluvelmente ligados a Ele. Ele tem prazer em manifestar-Se àqueles que Lhe obedecem.
Jesus afirmou: “Aquele que tem os Meus mandamentos e os guarda, esse é o que Me ama; e aquele que Me ama, será amado por Meu Pai, e Eu também o amarei e Me manifestarei a ele.” João 14:21.
Conclusão:
Meditar é a faculdade de pensar, refletir, de analisar versículos das Escrituras e do Espírito de Profecia numa atitude de dependência total do Espírito Santo, para que Ele revele as verdades nelas contidas, e seu significado, e, pela recepção e obediência a essas mensagens, assimilá-las em nosso interior.
A assimilação dessas verdades comunica vida e esclarescimento a quem medita, se ele tiver uma atitude de humildade, confiança e obediência.
Meditar é receber a verdade no íntimo; é nutrir-se de Cristo, o Pão vivo, a Palavra viva. O vocábulo meditar vem de um termo latino, do qual procede também a palavra medicalus, que significa “remédio”. E, como sabemos, um remédio só nos fará algum bem se o ingerirmos, quantas vezes ao dia for prescrito.